segunda-feira, 7 de maio de 2012

Leite com chocolate no pós-exercício






         Estudos recentes apresentados no American College of Sports Medicine mostraram que o leite com chocolate pode ser uma bebida de recuperação depois do exercício que vale a pena!

         Nestes estudos foram feitos testes com oito corredores, durante duas semanas com uma dieta balanceada de acordo às suas necessidades calóricas individuais. Após cada corrida, os participantes, separados em dois grupos, bebiam leite sem gordura com chocolate ou a mesma quantidade de uma bebida contendo somente carboidratos.

         Após a análise de amostras colhidas durante o período de recuperação da corrida (três horas após o exercício), foi descoberto que os corredores que ingeriram leite sem gordura com chocolate apresentaram maior reparação dos músculos em comparação aos que ingeriram a bebida com carboidrato.

         Os pesquisadores afirmam que é sempre útil aprender opções adicionais de bebidas para recuperação após o exercício. O leite com chocolate pode ser relativamente barato em comparação às bebidas de recuperação disponíveis no mercado e é fácil de fazer em casa, tornando-se uma opção viável e gostosa para muitas pessoas.

         Um segundo teste com os mesmos corredores mostrou que o leite com chocolate também contribui para reabastecer os estoques de glicogênio nos músculos, uma fonte de energia utilizada durante o exercício prolongado. Os níveis de glicogênio muscular foram testados 30 e 60 minutos após a ingestão de leite com chocolate ou a bebida de carboidratos.

         O conteúdo de glicogênio muscular foi maior para os consumidores de leite com chocolate nos dois momentos, concluindo que o uso da bebida pode ser uma estratégia de recuperação nutricional.

         É importante lembrar que é preciso analisar cada caso antes de consumir o leite com chocolate. Deve-se atentar que existem pessoas com restrição aos componentes da bebida, como açúcar e lactose, devendo, na prática de atividade física ser consumida sob recomendação, para também adequar as necessidades calóricas individuais.



Postado por Letícia Andrade e Vivian Giubine

Referência

AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE. Chocolate Milk May Help Repair Muscles, Restore Glycogen After Exercise. ACSM In The News, Ago/2011. Disponível em: <http://www.acsm.org/about-acsm/media-room/acsm-in-the-news/2011/08/01/chocolate-milk-may-help-repair-muscles-restore-glycogen-after-exercise>. Acesso em: 7 Maio 2012.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário