sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pirâmide Alimentar para Esportistas





        A alimentação do esportista é semelhante à estabelecida para toda a população, porem com algumas pequenas diferenças. A maior delas se encontra nas quantidades, já que um maior necessidade calórica implica um maior volume de alimentos. Devido as dificuldades em alcançar suas necessidades energéticas muitos atletas recorrem aos suplementos alimentares.

         Na base da pirâmide destaca-se uma hidratação adequada com água e/ bebidas hidratantes, depois vem o importante papel dos carboidratos como fonte de energia, no qual temos os pães, cereais, arroz e massas. Lembrando-se que se deve priorizar os alimentos integrais.

         Responsáveis por importante fornecimento de carboidratos, e também ricos em vitaminas, minerais e água, encontra-se o grupo de frutas verduras e hortaliças. Depois para assegurar uma ingestão proteica adequada vem o grupo das carnes, pescados e ovos, além do leite e derivados.

         Para garantir aporte adequado de gorduras se recomenda o uso de azeite de oliva nas preparações. Na mesma posição está o grupo das leguminosas e frutos secos devido ao fornecimento de ácidos graxos essenciais, vitaminas e minerais.
Já os alimentos ricos em gorduras saturadas devem estar restritos na alimentação com pequeno consumo, poucas vezes no mês. Em alguns casos pode ser necessário o uso de suplementos vitamínicos e/ou minerais, e por isso eles estão no topo da pirâmide como uma flâmula.

         Com essas regras básicas de alimentação estima-se que se satisfaça as necessidades e características da alimentaçãodo indivíduo que realiza atividade física de maneira intensa. Certamente as quantidades poderão ser adaptadas de acordo com as atividades realizadas.

Postado por Letícia Andrade e Vivian Giubine


Referências

BIEZEK, S.; ALVEZ, L. A.; GUERRA, I. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Barueri: Manole, 2005. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário