terça-feira, 5 de junho de 2012

5 pontos-chave para uma alimentação segura






         O Ministério da Saúde indica que a maior parte das doenças transmitidas por alimentos (DTA) ocorre nas residências e está relacionada ao incorreto manuseio e conservação dos alimentos nesse ambiente. 

         As DTAs são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTAs e a maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. Outras doenças são envenenamentos causados por toxinas naturais (ex. cogumelos venenosos, toxinas de algas e peixes) ou por produtos químicos prejudiciais que contaminaram o alimento (ex. chumbo, agrotóxicos).


         Segue abaixo, um material desenvolvido pela ANVISA sugere 5 pontos-chave para uma alimentação segura:

1- Mantenha a higiene 
         A desinfecção dos utensílios deve ser tão cuidadosa quanto à lavagem das mãos, tendo especial atenção com as condições de higiene e conservação da esponja, pano de pia e pano de prato que devem ser trocados frequentemente. As bancadas de cozinhas e as tábuas de corte devem ser mantidas, sem rachaduras, trincas e outros defeitos que favoreçam o acúmulo de líquido e sujidades, onde proliferam os micróbios.

2- Separe os alimentos crus dos cozidos 
         Os alimentos crus podem ser uma importante fonte de contaminação de outros alimentos prontos para o consumo. Essa contaminação, conhecida como contaminação cruzada, pode ocorrer por meio das mãos dos manipuladores ou pelo uso de utensílios – como facas e tábuas de corte – sujos. Um exemplo desse tipo de contaminação é cortar frango cru e usar a mesma tábua, sem lavar, para cortar a alface.
         Portanto, é importante fazer o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mãos e utensílios bem lavados.

3- Cozinhe muito bem os alimentos 
         Segundo os dados do Ministério da Saúde, os ovos crus e mal cozidos e as carnes vermelhas responsáveis por 34,5% dos surtos de DTA que ocorrem no Brasil.
      Para maior segurança no consumo desses alimentos, mantenha-os refrigerados ou congelados ( no caso das carnes) e edscongele somente no refrigerador ou no microondas. Mantenha o produto cru separado dos outros alimentos e consuma somente após cozido, frito ou assado completamente.

4-  Mantenha os alimentos em temperaturas seguras
         Quando as condições do alimento são ideais para os micróbios, uma única bactéria pode se multiplicar em 130.000 em apenas 6 horas.
         Portanto mantenha a geladeira, o congelador e o freezer nas temperaturas adequadas. A temperatura da geladeira deve ser inferior a 5ºC e não deve ficar muito cheia de alimentos e as prateleiras não devem ser cobertas por panos ou toalhas, dificultando que o ar frio circule.
         Abra a geladeira somente quando necessário e armazene adequadamente os alimentos na geladeira não os guardando por muito tempo. Não descongele os alimentos a temperatura ambiente e nunca os utilize após a data de validade

5- Use água tratada e alimentos seguros
         Siga a ordem correta de compra dos alimentos: primeiro, os produtos não comestíveis, segundo, os alimentos não perecíveis e depois os perecíveis
(carnes e outros produtos conservados sob refrigeração). Organize-se para que o tempo entre a compra dos alimentos perecíveis e seu armazenamento no domicílio não ultrapasse duas horas.
         A água utilizada para a preparação de alimentos deve ser tratada ou de abastecimento público. Nesse último caso, deve-se estar atento às condições de limpeza da caixa d’água.

Postado por Letícia Andrade e Vivian Giubine

Referência
ANVISA.  5 pontos-chave para uma alimentação segura. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/hotsite/cinco_pontos/index.htm>. Acesso em 05 jun 2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário