segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A IMPORTANCIA DA HIDRATAÇÃO NO EXERCICIO FÍSICO



    A Hidratação é uma condição fisiológica decorrente de uma prolongada perda hídrica corporal, Mayghan e Leiper (1999), sugerem que a desidratação ocorra devido á necessidade do organismo manter a temperatura corporal próxima dos valores de repouso, cerca de 37°C.
    A Hidratação é um fator importante que deve ser considerado antes, durante e depois do exercício físico, pois os níveis ideais de água no organismo mantém a capacidade funcional do sistema  cardiovascular, a termorregulação e o desempenho físico durante a prática de exercícios, além de melhorar o desempenho, principalmente se o líquido a ser ingerido conter carboidratos.
    O principal eletrólito perdido pelo suor é o sódio (Na+), por isso recomenda-se adicionar a uma bebida esportiva, para repor a perda e facilitar a retenção de líquidos restaurando o volume plasmático, pois sua perda pode causar cãibras musculares durante e após o exercício.
    Muitos atletas não ingerem água voluntariamente suficiente para prevenir  a desidratação durante uma atividade física, em função disso tem sido propostas recomendações internacionais sobre a hidratação. Segundo a American College of sports Medicine, deve-se ingerir aproximadamente 500ml de líquidos nas duas horas antecedentes ao exercício, proporcionado uma melhor disposição para o atleta durante as séries.
   Por isso para um melhor desempenho e manutenção da saúde deve-se priorizar a hidratação antes, durante e após o exercício físico.





Referencias: MOREIRA; M, A, C; GOMES; V, C, A. Hidratação durante o exercício físico.

MEYER; F; RERRONE; A, C. Hidratação pós exercício físico- Recomendações e Fundamentação Científica.



Postado por Delma de Paula  e  Emilyn  Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário