quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ÁGUA OU REPOSITORES HIDROELETROLÍTICOS?



Depois de saber como se hidratar durante a prática de exercícios físicos nada melhor que falarmos um pouco do que ingerir para essa hidratação.
Estudos relatam que a maior parte dos indivíduos prefere se hidratar com água e de não fazerem uso de repositor hidroeletrolítico, qual segundo Amaral, et al. (2004), apresenta a função de hidratar, fornecer energia e eletrólitos. Por outro lado, um número considerável de desportistas (18,2%) ainda acreditava que o repositor apresenta a mesma função da água.

    O consumo de repositores ainda causa algumas controvérsias. Perrella et al. (2005) defende que os atletas devem ser orientados no sentido de que o consumo de repositores hidroeletrolíticos, muitas vezes, não é uma alternativa adequada para substituir a ingestão de líquidos e alimentos e que pode não ter relação alguma com a sensação de vigor.

    As bebidas esportivas ou repositores hidroeletrolíticos não devem ser utilizados em substituição à água na hidratação em períodos curtos de exercícios. Porém, embora a água seja uma boa opção de reidratação durante e após o exercício, pois é facilmente disponível, de baixo custo e com esvaziamento gástrico relativamente rápido, as soluções esportivas apresentam melhor sabor e podem encorajar os praticantes a aumentar o consumo voluntário de líquidos. Além disso, essas bebidas contêm cloreto de sódio e carboidratos como a sacarose e glicose. Comparadas com a água pura, maior quantidade de água é absorvida mais rapidamente do intestino para o sangue quando o sódio e carboidratos estão presentes no intestino. As bebidas esportivas também possuem sal em sua composição, que atua no cérebro estimulando a sede e a ingestão, e nos rins, minimizando a formação de urina, dessa forma melhorando a capacidade de retenção de água do organismo.

    Estudo comprova que os desportistas se preocupam com a hidratação somente no verão. Em temperaturas quentes, a evaporação da transpiração são os meios de dissipação do calor. Assim, essa preocupação se justifica, apesar de que os atletas devem se manter hidratados independentes do clima em que estejam. O que pode variar é a estratégia de hidratação, além disso, o calor e a desidratação são os piores adversários de um atleta.

   Muitos indivíduos tem o hábito de se pesar antes e depois do treino. As modificações na massa corporal na atividade física são causadas praticamente pela perda de fluido. A perda de peso indica a presença da desidratação e a necessidade da ingestão de líquidos durante as próximas sessões. O ganho de peso indica que a ingestão deveria ser menor.

    Alguns sintomas característicos de desidratação podem aparecer para os praticantes durante o treino, podendo ser um sinal direto de hidratação inadequada. O sintoma mais citado pelos praticantes é sede muito intensa. Esta manifestação é muito importante, pois, provavelmente, se apresenta um quadro de desidratação superior a 2% de perda hídrica no exercício. Quando se ultrapassa 2% o desempenho físico fica comprometido, a temperatura corporal e a frequência cardíaca aumentam. A sensação de perda de força também é citada pelos praticantes, sendo que esse sintoma está ligado provavelmente à redução da glicemia sanguínea, o que pode significar que a hidratação feita somente com água não é suficiente para hidratar adequadamente. O aparecimento de cãimbras pode estar relacionado à perda excessiva do mineral sódio, assim o consumo de repositores hidroeletrolíticos seria uma saída para esse tipo de problema, já que este mineral é reposto neste tipo de bebida. Alguns indivíduos relatam apresentar fadiga generalizada. A fadiga é simplesmente uma incapacidade de manutenção da produção de potência ou força durante contrações musculares repetidas.

Postado por: Christiana Nastari

Referências:
AMARAL, C.R.; DUARTE, C.S; STEFANUTO, A.; KOVACS, C.; BONILHA, E.A.; GHORAYEB, N. Perfil nutricional de atletas por modalidade esportiva. Nutrição Brasil, 2004, 3 (4): 232-239.

CUNHA, L.S. A; VIEBIG, R.F. Perda hídrica e taxa de sudorese de adultos e idosos praticantes de hidroginástica observando-se a hidratação voluntária e realizando-se a hidratação monitorada com água e bebida esportiva. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Nº 117, feb, 2008. http://www.efdeportes.com/efd117/adultos-e-idosos-praticantes-de-hidroginastica.htm

FURTADO, C.M.; GARCIA, J.M.; GONÇALVES, J. P.; VIEBIG, R. F. Avaliação de hábitos e conhecimentos sobre hidratação de praticantes de musculação de uma academia na cidade de São Paulo. Rev. Digital, n.133, jun. 2009. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário