quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CISTEÍNA COMO SUPLEMENTO


 Nos últimos tempos tem sido verificado um interesse crescente dos consumidores no efeito benéfico proporcionado à saúde por determinados alimentos, contendo componentes com atividade fisiológica e biológica.

Dentre os muitos elementos pesquisados como provedores de benefícios á saúde e nutrientes ergogênicos está a Cisteína.
A Cisteína é considerada  um componente antioxidante que atua juntamente com a vitamina E e selênio.È um desintoxicante do álcool e poluentes ambientais, auxilia na formação da queratina, pele e unhas.Em situações de estresse metabólico/oxidativo, há um decréscimo das concentrações de cisteína plasmática. Por esse motivo, tem sido estudada a sua suplementação durante o exercício.
Testando se a suplementação de cisteína auxilia no adiamento da fadiga muscular,  devido a sua função como precursor da glutationa, os resultados indicaram que a suplementação aumentou o desempenho de atletas em exercícios máximos de trinta segundos, além de diminuir a concentração de radicais livres após o exercício físico.
A cisteina não atua como muitos outros suplementos que tem por objetivo o ganho de massa muscular e força, porém ela auxilia de outra forma sobre o dano muscular e redução no estresse oxidativo, demonstrando a importância deste composto  para indivíduos submetidos a treinamento estressante.
A cisteina é um excelente suplemento ainda desconhecido mais que auxilia muito atletas e praticantes de atividade física, porém deve-se fazer uma avaliação para a utilização do suplemento com profissionais especializados no assunto, alem de tomar as dozes recomendadas.

Referências: Revista de Nutrição, n° 105. Nov/Dez; 2010.

Postado por Delma de Paula e Emiliy Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário