terça-feira, 21 de agosto de 2012

ATIVIDADE FÍSICA E O SISTEMA IMUNOLÓGICO


A relação exercício físico X saúde vem-se consolidando nos últimos anos. Em estudo clínico, de ampla abordagem epidemiológica, foi demonstrado que a prática regular de exercício físico está associada à promoção da saúde e à prevenção de doenças crônico-degenerativas. Recentemente, os efeitos do exercício físico sobre a função do sistema imunológico têm sido estudados. Diferentes tipos de exercício físico provocam alterações distintas na função imune.

Diferentes tipos e cargas de esforço podem ter repercussões distintas no sistema imunológico. O exercício moderado parece melhorar os mecanismos de defesa do organismo, enquanto que o exercício intenso parece enfraquecê-los.

 O sistema imunológico é determinante no combate a micro-organismos invasores, na remoção de células mortas e detritos celulares e no estabelecimento da memória imunológica. As células que constituem o sistema imunológico originam-se a partir de células, localizadas na medula óssea, e as diferenciações posteriores ocorrem não só aí como também noutros locais específicos do organismo.

 Os mecanismos subjacentes a estas respostas ainda permanecem desconhecidos, mas podem estar associados a fatores neuroendócrinos induzindo aumento da tolerância de leucócitos a um agente estressor.

Podemos resumir que de certa forma a pratica de atividade leva ao “alivio” do estresse evitando assim que as doenças autoimunes se manifestem com tanta frequência.




LEANDRO, Carol Góis; et al. Mecanismo adaptativos do sistema imunológico em resposta ao treinamento físico. Rev. Bras. Med. Esporte.  Vol. 13, Nº 5 – Set/Out, 2007.

Postado por: Geisiane e Sandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário