sexta-feira, 17 de agosto de 2012

EXERCÍCIO AERÓBIO X EXERCÍCIO COM PESO



De acordo com a literatura, a participação regular em programas de exercício é uma das mais indicadas formas para manutenção de perda de peso em longo prazo. Porém, muitas são as discussões acerca do tipo de exercício mais indicado para aperfeiçoar esta perda de peso. Assim, muitos estudos tem sugerido um trabalho conjunto de exercícios aeróbios e exercícios com peso como o ideal para o emagrecimento em indivíduos obesos. Além de melhorar significamente o consumo máximo de oxigênio, força máxima, resistência muscular localizada e manutenção da massa magra.
A utilização do substrato de gordura é curiosamente investigada em exercícios com pesos e aeróbio, na tentativa de encontrar qual exercício é mais eficaz para promover melhores perdas de gordura durante e após estas atividades. Um estudo de Ballor et al., observaram os efeitos dos exercícios de resistência e aeróbio sobre o peso corporal, composição corporal e metabolismo de energia durante o repouso, em um grupo de 5 mulheres e 4 homens que realizaram somente treinamento aeróbio, e outro grupo de 5 mulheres e 4 homens que treinaram somente com pesos durante 12 semanas (com sessões de 3 vezes por semana). O resultado desse estudo mostrou que a razão da troca respiratória durante o exercício para sujeitos obesos foi de 1.03 e 0.80, respectivamente, para o treinamento com peso e exercício aeróbio de moderada intensidade. Esse resultado sugere que a oxidação de gordura é muito mais alta durante o exercício aeróbio do que durante o treinamento com peso. Além disso, o exercício aeróbio resultou em um aumento (comparado com o repouso) das taxas de oxidação de gordura durante um período de 3 horas após a sessão de exercício. Já para Speer e Speer, uma proporção um pouco maior de gordura utilizada como combustível no exercício de baixa a moderada intensidade, é compensada por uma maior quantidade de energia gasta, em uma quantidade maior de exercícios intensos.
Com o intuito de investigar se os exercícios com pesos e de alta intensidade (carga elevada), em conjunto com exercício aeróbio são eficientes para os programas de controle de peso, Kraemer et al., realizaram um estudo com 31 mulheres, com idade média de 35 anos, durante 12 semanas. Estes indivíduos foram divididos em 4 grupos, um controle, um de somente dieta, outro de dieta mais exercício aeróbio e outro de dieta, exercício aeróbio e com pesos. O grupo de dieta, exercício aeróbio e com pesos, realizou treino aeróbio com intensidade de 70- 80% da frequência cardíaca máxima, 3 vezes por semana, durante 50 minutos. O treinamento com pesos consistia em alta intensidade, 3 vezes por semana, alternando dia pesado (de 5 a 7 repetições) e dia moderado (de 8 a 10 repetições), com 1 a 3 séries por exercício, variando a carga de acordo com o condicionamento do sujeito. O intervalo entre as séries de exercício foi de 1 minuto para carga moderada e 2-3 minutos para cargas pesadas. Este estudo encontrou que os três grupos que fizeram dieta (grupo de somente dieta, outro de dieta mais exercício aeróbio e outro de dieta, exercício aeróbio e com pesos) tiveram significativa redução no peso corporal, percentual de gordura e massa gorda. Estes dados indicam que a perda de peso durante moderada restrição calórica não é alterada pela inclusão de exercício aeróbio ou exercício aeróbio em conjunto com exercícios com pesos.
Mas a dieta em conjunto com o treinamento pode induzir a uma notável adaptação na capacidade aeróbia e força muscular apesar de uma significativa redução no peso corporal.

Postado por: Christiana Nastari
Referência:
HAUSER, C.; BENETTI, M.; REBELO, F. P. V. Weight loss strategie. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. Vol. 6,  Núm. 1, p. 72-81, 2004.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário