quinta-feira, 16 de agosto de 2012

JÁ OUVIU FALAR DO RESVERATROL ?




Alguns preferem consumir no inverno, outros gelado no verão , alguns para comemorar, outros para relaxar.

O que a grande maioria não sabe que é que quando está saboreando aquele vinho, além de estar em um momento de descontração esta ingerindo uma substância capaz de prevenir várias doenças. É claro que todo mundo já ouviu falar que o vinho é bom para o coração, mas é só isso?

Uma substancia presente no vinho denominada resveratrol auxilia a diminuição das doenças cardiovasculares, dos níveis do LDL – colesterol, e apresenta ação anticarcinogênica pelo aumento da apoptose e da retenção da multiplicação celular, inibindo a proliferação de células epiteliais malignas da mama, células de câncer de próstata e tumor de cólon.

O vinho o é uma das mais nobres bebidas alcoólicas e, entre os países com maior produção e consumo são mencionados França, Itália, Espanha e Argentina. No Brasil, a Serra Gaúcha é responsável por 90% da produção nacional de vinho, e é considerado um dos vinhos mais ricos em resveratrol.

A ingestão em doses moderadas (120 ml/ dia) possui várias vantagens à saúde humana, principalmente no auxílio à digestão de alimentos. Sua constituição ácida faz com que proporcione o aumento da salivação e a liberação de suco gástrico e, em decorrência de seu alto teor de potássio, exerce a função diurética.

Tanto no vinho tinto quanto no vinho branco o resveratrol está presente, mas em maior quantidade no vinho tinto.

Com o aumento da expectativa de vida e o aumento da prevalência de doenças seria interessante ao consumidor saber as quantidades recomendadas aos benefícios, que a indústria de alimentos e bebidas possa disponibilizar nos rótulos as quantidades exatas do etanol para o beneficio quanto das outras propriedades funcionais do vinho tinto, que hoje é fundamental a importância na prevenção de doenças. Deixando o consumidor como responsável pela quantidade ingerida.

MORAES, Vanderléia de; LOCATELLI, Claudriana. Vinho: uma revisão sobre a composição química e benefícios à saúde. Evidência, Joaçaba v.10 n. 1-2, p. 57-68, jan/dez 2010.

Postado por: Geisiane e Sandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário