quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Grelina no exercício físico



A Grelina é um hormônio que  foi  recentemente identificado em ratos por kojima et al (1999), é um peptídeo composto por 28 aminoácidos e encontrado sob duas isoformas, a forma acilada e a não acilada. Apesar de a Grelina poder exercer várias ações biológicas, seu papel na regulação da homeostase energética é geralmente visto como sua função mais importante.
O SNC recebe sinais relacionados á saciedade , a Grelina estimula a ingestão de alimentos atuando nos sítios envolvidos no processo de alimentação e gasto energético do SNC.
O exercício físico também  tem bastante importância na regulação do apetite, e do balanço energético corporal. Sabe-se que o exercício induz a varias mudanças nos hormônios do sistema hipotalâmico.
A ingestão de alimentos associada a um exercício agudo podem influenciar de forma significativa  a fome e a saciedade .
Trabalhos recentes verificaram que o efeito do exercício  aeróbico, não alteram os níveis de Grelina, levando a uma leve sensação de  fome, por outro lado,os exercícios mais agudos aeróbicos e de força mostraram diminuição do apetite e dos níveis de Grelina acilada no SNC, regulando a saciedade. Ou seja, a ingestão de alimentos e o exercício físico demonstram ser capazes  de elevar ou diminuir os níveis de Grelina  aumentando ou não o apetite, dependendo do tipo de exercício a ser executado.
BECKER; OLIVEIRA. O papel dos nutriente no exercício físico. Rev. Nutrição em Pauta.
Postado: Delma de Paula e Emilyn Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário