terça-feira, 14 de agosto de 2012

Benefícios do exercício físico para o coração



O exercício físico aeróbio tem sido indicado tanto na prevenção como na reabilitação cardíaca, devido aos novos e relevantes benefícios para pacientes portadores de doenças cardíacas.

Os pacientes que aderem a programas de reabilitação cardíaca apresentam além dos benefícios cardiovasculares e metabólicos, alterações em outros componentes de hábitos de vida como a alimentação e o sono além de uma melhor administração do estresse psicológico. Estas alterações estão consequentemente associadas à melhora da qualidade de vida.

  Esta melhora está relacionada, ao aumento da capacidade aeróbia e a função muscular esquelética, melhorando a capacidade funcional, diminuindo os sintomas da doença e consequentemente diminuindo a intolerância ao exercício.


Conhecer os fatores de risco de uma determinada população é fundamental para a elaboração de estratégias adequadas de intervenção que visem uma real diminuição na incidência e na prevalência das doenças cardíacas.


PADILHA, Maristela; et al. O exercício físico como ferramenta não medicamentosa na reabilitação de pacientes com disfunção cardiovascular.Revista digital- Buenos Aires , 2008.

Postado por: Geisiane e Sandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário