terça-feira, 14 de agosto de 2012

Jovens X Suplementos



Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que os maiores frequentadores de academias de São Paulo são jovens entre 15 e 25 anos e consomem algum tipo de suplemento alimentar - substâncias desenvolvidas e indicadas para atletas que precisam repor nutrientes gastos em treinamentos intensos.
Os dados foram obtidos através de entrevistas com jovens de academias de São Paulo, e mostram erros e exageros de todos os tipos no consumo dessas substâncias, que provocam danos à saúde se ingeridas sem necessidade, em doses erradas e por um prazo muito longo, praticamente o que é feito por grande parte dos usuários pesquisados.
Para agravar o quadro, o estudo mostra que quanto mais jovens, maior é o uso de substâncias desse tipo. Os homens consomem mais suplementos do que mulheres, sem contar que muitos deles relataram ter amigos ou familiares que também usam os produtos.
Há diversos tipos de suplemento no mercado, parte deles nacionais, importados e outros sem registro, são indicados para atletas profissionais que têm uma rotina intensa de treino diário. Neste caso os atletas  chegam a gastar mais de 5 mil calorias de uma só vez, a reposição por meio de suplementos auxilia a manter o desempenho no esporte de maneira equilibrada. É o caso de maratonistas, nadadores e corredores.
O problema, é que os jovens buscam o corpo perfeito e que muitas vezes é impossível alcançar, e acham que a ingestão em excesso de suplementos é o melhor caminho para conseguir melhores resultados, por esse motivo é importante que todo frequentador de academia com o intuito de ganhar massa muscular ou modelar o corpo faça sempre com o  acompanhamento de um profissional .
HIRSCHBRUCH, Marcia Daskal; FISBERG, Mauro; MOCHIZUKIi, Luis. Consumo de suplementos por jovens freqüentadores de academias de ginástica em São Paulo.Revista brasileira de medicina do esporte, 2008.

Postado por: Geisiane e Sandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário