terça-feira, 18 de setembro de 2012

ALIMENTOS ADEQUADOS PARA FAVORECER A DIGESTÃO



Comer de forma saudável pode ajudar a prevenir alguns distúrbios alimentares como a digestão lenta, prisão de ventre, intestino irritável ou azia. Para isso existem muitos alimentos que ajudam na digestão e que não devem faltar no nosso consumo diário.

Alguns alimentos têm propriedades medicinais, por isso, eles são recomendados para combater problemas digestivos, principalmente os alimentos que contenham bastante fibra. Entre eles estão:

·                   As frutas são sempre inclusas em uma dieta saudável. Elas possuem muita fibra solúvel, que facilita o movimento do intestino e previne gases. Elas também fornecem um grande número de nutrientes para o corpo. Por exemplo, as ameixas são boas para aliviar a prisão de ventre, as bananas são adequadas para quem sofre de diarréia, abacaxi ajuda o processo de digestão da carne, além disso, as frutas com casca são ótimas para o intestino irritado. Sucos de frutas também são recomendados.

·                   As verduras contêm grande quantidade de fibras solúveis e vitaminas. Saladas e purês de legumes promovem evacuações. Por exemplo, espinafre facilita a digestão. Para manter melhor suas propriedades é recomendado cozinhá-los ao vapor.

·                   Os legumes sem amido, tais como cenouras, devido ao seu conteúdo de vitamina C. São ideais para a reparação das membranas do sistema digestivo.

·                   Os frutos secos se tomados com moderação também são adequados, uma vez que fornecem a vitamina E, que melhora a condição da mucosa intestinal e vitamina B para promover a digestão.

·                   O iogurte tem benefícios interessantes no caso de desenvolver problemas de intestino irritado. Outros produtos lácteos como requeijão ou queijo também são recomendados, pois são facilmente digeridos. Além disso, comer queijo na sobremesa ajuda a promover o processo digestivo.
·               O peixe como sardinha, arenque, cavala e atum são ricos em ácidos graxos essenciais, que ajudam na digestão de alimentos.

E também é bom evitar líquidos junto às refeições, se sentir sede  coma uma fruta suculenta como laranja ou abacaxi, assim vai aliviar a vontade de liquido, facilitando assim sua digestão.

Referencia:

http://www.saudedicas.com.br: acesso em 18/09/12.


Postado por: Geisiane e Sandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário