quarta-feira, 12 de setembro de 2012

BETA CAROTENO



 O betacaroteno é um carotenoide. Os carotenoides são os pigmentos que vão do amarelo ao vermelho e que estão distribuídos generalizadamente entre as plantas. Cerca de 50% destes podem potencialmente fornecer atividade de vitamina A, sendo assim referidos como carotenoides de provitamina A. O betacaroteno é a mais abundante e a mais eficaz provitamina A nos nossos alimentos.
     Em teoria, uma molécula de betacaroteno pode ser clivada em duas moléculas de vitamina A. No entanto, no interior do corpo, o betacaroteno é apenas convertido parcialmente em vitamina A sendo o resto é armazenado.
           Estudos sugerem que além de ser uma fonte segura de vitamina A, o betacaroteno desempenha vários papéis biológicos importantes que podem ser independentes do seu estado como provitamina.
Principais fontes na natureza
As melhores fontes de betacaroteno são os vegetais e frutas de forte tom amarelo/laranja e os vegetais de folhas verdes escuras:
·                               Vegetais amarelos/laranja – cenouras, batatas-doces, abóboras.
·                               Frutas amarelo/laranja – melão, papaias, mangas, carambolas, nectarinas, pêssegos
·                               Vegetais de folhas verdes escuras – espinafres, brócolis, endívias, couve, chicória, escarola, agriões e as partes verdes de linho, nabos, mostarda, dente de leão.
·                               Outras boas fontes vegetais e frutas – abóbora menina, aspargos, ervilhas, ginjas, ameixas.
O conteúdo em betacaroteno de frutas e vegetais pode variar dependendo da estação e do grau de amadurecimento. A biodisponibilidade do betacaroteno a partir das frutas e vegetais depende do método de preparação antes da ingestão. Assim, quaisquer indicações relativas ao conteúdo em betacaroteno dos alimentos são deste modo, apenas valores aproximados.
Na pequena lista seguinte, o conteúdo em betacaroteno é dado por 100g de substância ingerível.
Vegetais: cenouras (6,6mg), agriões (5,6mg), espinafres (4,9mg), brócolis (1,5mg), Frutas: mangas (2,9mg), melões (2,0mg), pêssegos (0,5mg).

Função
Antioxidante
O betacaroteno tem propriedades antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, moléculas reativas e altamente energizadas, as quais se formam através de certas reações bioquímicas normais ou através de fontes exteriores, tais como a poluição atmosférica ou o fumo do cigarro. Os radicais livres podem danificar o material genético nas células, sendo assim os danos resultantes podem levar ao desenvolvimento do câncer.
Os benefícios de saúde do betacaroteno
Muitos cientistas acreditam que o consumo de frutos e vegetais ricos em betacaroteno exerce um efeito protetor contra o desenvolvimento de câncer. Uma elevada ingestão deste nutriente tem sido associada com um decréscimo na incidência de alguns tipos desta doença, especialmente de pulmão. Estudos sugerem também que o betacaroteno pode reduzir o risco de doenças coronárias.
Dose Diária Recomendada
A ingestão diária para o betacaroteno tem sido expressa até agora como parte da Dose Diária Recomendada (DDR) para a vitamina A. Aproximadamente um terço da vitamina A na dieta média americana é fornecida pelo betacaroteno. Se a recomendação diária do Instituto Nacional do Cancro fosse seguida, a relação entre betacaroteno/vitamina A na dieta seria de 9/1. Para além das suas funções como provitamina A, continuam a surgir dados que suportam o papel do betacaroteno como um micronutriente importante de direito próprio. Não existe, no entanto, ainda uma DDR para o betacaroteno. De qualquer modo o consumo de alimentos ricos em betacaroteno continua a ser recomendado por cientistas e organizações governamentais, tais como o Instituto Nacional do Cancro e o Departamento Nacional Americano para a Agricultura.
Se estas recomendações fossem seguidas, a ingestão diária de betacaroteno (cerca de 6 MG) seria várias vezes o valor da quantidade média consumida nos Estados Unidos (cerca de 1,5MG por dia).
Grupos de risco de baixo estado
Embora a população americana, em média, não consuma betacaroteno suficiente, certos grupos de pessoas estão especialmente em risco no que se refere à inadequação da sua dieta de betacaroteno. Por exemplo, foram relatados baixos níveis de betacaroteno no sangue em fumantes, usuários de álcool e de certos medicamentos (contraceptivos orais, medicamentos contra a hipertensão).
Sistema Imunitário
Foi descoberto em vários estudos com seres humanos e com animais, que a suplementação com betacaroteno realça certas respostas imunitárias.
Postado por: Christiana Nastari

Nenhum comentário:

Postar um comentário