sexta-feira, 14 de setembro de 2012

CHÁ VERDE



O Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia Sinensis, ele chamado de Chá Verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto.
O Chá Verde é muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior frequência no ocidente, tradicional consumidor de chá preto, devido tanto a uma tendência orientalista, quanto às propriedades antioxidantes do Chá Verde a ela atribuídas.

Estudos comprovam que o Chá Verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal, trazendo assim uma função de perda de peso. Um estudo realizado na Suíça com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta demonstrou que o grupo que recebeu chá verde teve aumento de 4% na velocidade de combustão das calorias no organismo e de 5% na queima de calorias em relação aos outros dois grupos pesquisados. Outro estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que o extrato do Chá Verde possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína, pode produzir termogênese e maior gasto de energia, aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura.
A obesidade é uma enfermidade crônica, que se caracteriza por um acúmulo excessivo de gordura corporal, a ponto de comprometer a saúde física e psicológica do Indivíduo e reduzir a expectativa de vida (Carvalho 2002).
As últimas estimativas da Organização Mundial de Saúde indicam que em 2005, no mundo todo, aproximadamente 1,6 bilhões de adultos (com idade maior que 15 anos) estavam com sobrepeso e, pelo menos, 400 milhões estavam obesos. A projeção para o ano de 2015 é de que aproximadamente 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos (WHO, 2006). Por isso muitas pesquisas vêm sendo realizadas para minimizar esse dano, e uma das alternativas são os alimentos funcionais.
O chá verde, extrato de chá verde, catequinas do chá verde e epigallocatequina gallato (EGCG) são eficazes tanto em modelos de células, quanto em modelos de animais e de humanos para o tratamento da obesidade. Os principais meios de ação para redução corporal e a gordura corporal seriam o aumento da oxidação lipídica, aumento do gasto energético, diminuição da diferenciação de adipócitos, morte celular de adipócitos maduros e diminuição da absorção lipídica.
Porém ainda são necessários mais estudos feitos principalmente com humanos para garantir essa afirmação.

Referências: FREITAS, P, C, H; NAVARRO, F;  O Chá Verde induz o Emagrecimento e Auxilia no Tratamento da Obesidade e suas Comorbidades. Rev. Bras. de Obesidade e Nutrição, São Paulo vol 1, n. 2, Mar/Abril 2007.

Postado por : Delma de Paula e Emilyn Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário