segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O EXERCÍCIO FÍSICO NA GRAVIDEZ


Durante muito tempo acreditava-se  que o exercício físico não poderia ser realizado por mulheres grávidas, porém com o avanço da ciência levantaram-se importantes questões sobre o risco e beneficio do exercício durante a gravidez.
Alguns autores afirmavam que  o trabalho de parto era mais precoce em mulheres que praticavam exercícios físicos até o final da gravidez, porém não havia nenhuma relação com o nascimento de crianças prematuras.
Existem muitos benefícios que o exercício físico pode trazer as mulheres grávidas, como prevenção do excesso de peso e das dores lombares, manutenção da forma física e postural, prevenção de intolerância a glicose, diminuição dos riscos de pré-eclâmpsia.
Aconselha-se que as mulheres grávidas realizem exercícios físicos regulares pelo menos 15 minutos , três vezes por semana, devem ser realizados em climas não muito quente, com roupas leves e confortáveis, além de ingerir  grandes quantidades de líquidos.
Todas as mulheres grávidas sem nenhuma contraindicação devem ser estimuladas a prática de exercício, para a promoção dos benefícios à  saúde, lembrando que toda atividade física deve ser executada com auxilio de um profissional.
Manter estilos de vida saudável, uma alimentação balanceada, e práticas de atividade física, levará a futuros benefícios para a mãe e para o bebê.
                                                                                             
Referências: GOUVEI. R; Gravidez e Exercícios Físicos: Mitos, Evidências e Recomendações.
Acta Med Port,2007.


Postado por: Delma de Paula e Emilyn Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário