segunda-feira, 3 de setembro de 2012

VITAMINAS QUE AJUDAM PROTEGER A PELE


Essas vitaminas impulsionam o sistema imunológico de nosso corpo e são muito essenciais para a saúde da nossa pele. Pesquisa de cuidados da pele tem mostrado evidencias de que as vitaminas podem ajudar no tratamento de problemas de pele.

A pele também precisa de nutrição, principalmente a de quem tem histórico de problemas dermatológicos, como acne, espinhas e cravos. Dentre todos os nutrientes, as vitaminas ganham destaque, já que o consumo de algumas delas deixam a pele mais saudável e protegida da ação do tempo. 

Acne- Espinhas
As espinhas, ou acne, formam-se porque há um entupimento no poro que drena para a superfície da pele as gorduras produzidas pela glândula sebácea.
Esse tampão pode inflamar o poro, deixando as lesões avermelhadas e com aparência desagradável. A vitamina A, também chamada de retinol ajuda na saúde da pele, pois tem ação antioxidante e auxilia na restauração de lesões na pele. Esse nutriente também balanceia a produção de secreções das glândulas sebáceas, dificultando que os poros fiquem entupidos e inflamados. 

Fonte de Vitamina A:
Abacate, brócolis, cenoura, espinafre e outros legumes verdes.  
Rugas
A vitamina B2, ou riboflavina, auxilia na saúde da pele, pois ajuda a aumentar a produção de energia. Sua ausência pode provocar lesões na pele e nos lábios, dermatite, entre outras inflamações. Ela também impede o cabelo e as unhas de ficarem secos e quebradiços. Além disso, essa vitamina promove uma renovação celular mais acelerada, deixando a pele firme e saudável, o que combate rugas e marcas de expressão no rosto. 

Fonte de Vitamina B2
 Laticínios, como leite, queijo e iogurte. Mas as pessoas com alergia a lactose devem tomar cuidado com o consumo desses alimentos e devem procurar outras fontes da vitamina B2, como fígado e folhas verdes. 

Envelhecimento

A vitamina C também traz benefícios às células da pele. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition examinou as relações entre a ingestão de nutrientes e o envelhecimento da pele em mais de quatro mil mulheres, com idade entre 40 e 74 anos. Foi constatado que a ingestão de vitamina C mais elevada estava associada a uma menor probabilidade de ter uma aparência enrugada e a pele ressecada. Isso acontece porque a vitamina C é um antioxidante natural que auxilia na formação do colágeno, responsável pela elasticidade e firmeza da pele.
Fonte de Vitamina C
Pode ser encontrados em frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi e morango, além de vegetais, como repolho, cebola e pimentão. Já verduras - como, agrião, espinafre e couve.
A vitamina E também tem a função de antioxidante e protege as células da ação dos radicais livres, o que retarda o envelhecimento da pele. 

Fonte de Vitamina E
Óleos vegetais, ovos, semente de girassol, soja, banana, carnes e oleaginosas são fontes de vitamina E. 
Com tantas qualidades e benefícios, sem dúvida alguma, as vitaminas merece continuar a ser investigada em todas as suas implicações, sobretudo em sua forma tópica, no nível cutâneo, criando linhas de pesquisa.
Referências:

AZULAY,Mônica; et al. Vitamina C. An. Bras. Dermatol. vol.78 no.3 Rio de Janeiro Maio/Junho 2003.

http://www.minhavida.com.br: acesso em 03/09/12.

Postado por: Geisiane e Sandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário