terça-feira, 11 de setembro de 2012

VITAMINAS


VITAMINAS

        O termo vitamina vem da palavra em latim vita, que significa “vida”, e do termo amine, que deriva de “aminoácidos”. O nome foi criado pelo bioquímico Casemir Funk, e 1912.
         Um dos fatos mais curiosos sobre as vitaminas é que até aproximadamente 90 anos ninguém sabia que elas existiam. Em qualquer lugar do mundo em que se viviam, as pessoas sofriam doenças como Beribéri, Pelagra, Escorbuto, Raquitismo, e muitas outras. Os cientistas entenderam que a causa dessas doenças era um fator que não estava presente na alimentação. Desde então elas veem sendo estudadas, e através dos estudos vem se descobrindo cada vez mais os seus benefícios a saúde.
        As vitaminas são divididas em dois grupos lipossolúveis e hidrossolúveis, as vitaminas naturais lipossolúveis ( A, D, E e K), são encontradas nos óleos.São absorvidas junto com as gorduras dos alimentos, de modo que , se a absorção de gorduras pelo intestino for prejudicada a absorção de vitaminas também será afetada.
As  vitaminas hidrossolúveis( Complexo B e vitamina C), não são armazenadas no corpo, pois são eliminadas pela urina, o que significa que elas devem ser tomadas todos os dias.São de fácil absorção e muito importe no metabolismo de gorduras e proteínas.
       A dose recomendada varia de idade e sexo da pessoa, e ninguém deve toma-las sem orientação ou por conta própia, pois em altas doses elas podem acarretar problemas a saúde. Por isso o recomendado é que se consuma as vitaminas em suas doses naturais, pois suas fontes oferecem a quantidade ideal que o organismo necessita.
       As vitaminas Lipossolúveis são encontradas em carnes, peixes ovos e leite, alimentos de origem animal em geral, já as vitaminas lipossolúveis são encontradas  nas frutas, verduras e legumes.
       Por isso manter uma dieta saudável e variada com todos os nutrientes, pode trazer muitos benefícios sem acarretar risco algum a saúde.

Referências: TILLMAN. J; Vitaminas; ed. RIDEEL; 2009.
Postado por: Delma de Paula e Emilyn Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário