segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Nutrição e Boxe

Grande maioria dos esportes relacionados as lutas, assim como o Boxe, geralmente são divididos por categorias definidas pelo peso, visando um equilíbrio como por exemplo a força e a velocidade entre os competidores. Esta é uma preocupação constante entre os atletas praticantes destes esportes em períodos de treinos intensos e próximos a competições. 

Muitas vezes é preciso manipular a sua composição corporal, usando estratégias inseguras afim de causar redução do peso.

Caso no dia da competição o atleta esteja fora do peso para determinada categoria, implicaria em uma desclassificação. Este fato induz alguns atletas a reduzirem o peso corporal em um curto período, as vezes em questão de horas.  Muitas vezes os atletas são orientados pelos seus técnicos sobre a melhor alternativa para que esta mudança ocorra, afim de aumentar as chances de resultados mais satisfatórios em determinadas condições competitiva.

Ocasionalmente uma das alternativas que os atletas recorrem, para aumentar o peso corporal em um curto tempo, é a técnica da hiperalimentação, sem dar tanta importância para a qualidade dos alimentos que são ingeridos. Essa conduta aumenta o peso e gordura corporal, mas muitas vezes faz com que o competidor perca a estabilidade. Nestas situações, o mais recomendado seria o aumento gradativo de calorias, com uma dieta equilibrada.

A opção mais utilizada para mudança de categoria, é reduzir o peso corporal.   As condutas mais utilizadas são: restrição demasiada de calorias, jejum, uso de diuréticos e laxantes e treinamento em ambientes quentes com roupas e acessórios que favoreçam a grande perda de líquidos, consequentemente levam o atleta à desidratação. Muitas vezes este quadro tornar se suficientemente intenso, podendo acarretar anormalidades cardiovasculares devido aos distúrbios hidroeletrolíticos. Esta prática, é geralmente utilizada por atletas que se encontram em ótimos níveis na relação entre massa magra e massa gorda, mas definem que é vantagem descer a categoria.

A redução do peso corporal depende de muitos fatores como:

- composição corporal;

- fatores genéticos;

- metodologia de treinamento adotada;

- período de tempo para que ocorra de forma segura e previamente planejada;

É recomendado que somente a porcentagem de gordura seja reduzida, para garantir que a perda será primariamente proveniente de tecido adiposo e não de massa muscular. Para alcançar este objetivo é recomendada a redução da ingestão calórica, optando-se por alimentos com baixa densidade energética.





Postado por Gabriela Downey e Silvia Carvalho


Referencia Bibliografica

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva; 2005. Disponível em: http://www.medicinadoesporte.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário