quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Ortorexia nervosa e a fixação por uma alimentação politicamente correta


A Ortorexia Nervosa (ON), é descrita como um comportamento obsessivo patológico e, caracteriza-se pela obsessão doentia com o alimento biologicamente puro, uma preocupação exagerada com a qualidade dos alimentos, a pureza da dieta (livre de herbicidas, pesticidas e outras substâncias artificiais) e o uso exclusivo de “alimentos politicamente corretos e saudáveis”, o que acarreta restrições alimentares significativas ao indivíduo.

O objetivo dos indivíduos com comportamento ortoréxico é ingerir alimentos que contribuam para o bom funcionamento do organismo e elimine as impurezas corporais a fim de obterem um corpo saudável e maior qualidade de vida. Estes indivíduos passam a desprezar os que não seguem os mesmos padrões de alimentação, o que os leva a obsessão, a solidão, a evitar a prática social das refeições, a insatisfação com a própria condição e a autoimposição para tentar esclarecer outros acerca dos alimentos /////////////////////////“saudáveis”.

Esse grupo geralmente envolve mulheres, adolescentes, pessoas adeptas de modismos alimentares e de hábitos alimentares alternativos, como vegetarianismo e dieta macrobiótica e também atletas que se dedicam a esportes como fisiculturismo e atletismo.

Este comportamento também pode começar de modo inocente, com o desejo de curar ou prevenir doenças crônicas e melhorar o estado de saúde. O comportamento requer considerável autodisciplina e autocontrole para seguir a dieta, que difere radicalmente dos hábitos alimentares adquiridos na infância, do estilo de vida da sociedade e da cultura que o rodeia. A ideologia seguida faz com que, na procura por um corpo saudável, elimine-se tudo o que é “nefasto” ou “artificial”, e a alimentação passe a ser a preocupação central do dia a dia.

A semelhança das pessoas com transtornos alimentares com aquelas com ortorexia nervosa demonstram sentimentos, crenças, pensamentos e comportamentos para com os alimentos que podem ser considerados obsessivos, extremistas e restritivos. Entre eles estão: ansiedade, necessidade de controle e de seguir regras rígidas, desejo de sentir-se puro e tendência ao perfeccionismo transferido para o ato de comer.

Tanto os transtornos alimentares quanto a ortorexia nervosa parecem ser impulsionados por pressões sociais, sendo o primeiro grupo afetado pelos padrões estéticos de beleza e pelo culto ao corpo, enquanto o segundo grupo seria influenciado pela ênfase no viver saudável.

Fazendo uma analogia entre a ortorexia nervosa e os transtornos alimentares, pode-se dizer que a visão sobre alimentação saudável entre os pacientes com transtornos alimentares tende a ser ortoréxica, uma vez que apresentam uma concepção perfeccionista do que seja alimentação saudável, com uma série de crenças e mitos sobre nutrição e alimentação, porém, algumas características ideológicas e comportamentais distinguem os pacientes com transtornos alimentares dos indivíduos com ortorexia nervosa.

Pacientes com Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa estão motivados pela perda de peso, enquanto indivíduos com ortorexia nervosa são orientados pelo objetivo de alcançar a “dieta saudável perfeita”, mas quando se fala em tratamento, a aceitação é maior entre os indivíduos que apresentam Ortorexia Nervosa, que os que possuem outros transtornos alimentares.

Postado por: Ingrid M. Souto e Nivalda Oliveira


Um comentário:

  1. muito interessante. Conheço uma pessoa assim. Ele agora tem um tanque com peixes para alimentar-se e diz "pelo menos sei o que os peixes comem... como é a água em que estão..."

    ResponderExcluir