segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Goji Berry – Uma fruta Chinesa cheia de benefícios!

As goji berries são frutas vermelhas, de origem asiática, consideradas super alimentos devido ao alto teor de vitamina C e de antioxidantes como o ácido elágico, antocianina e proantocianidinas.



Estudos associam o consumo regular da porção diária indicada de goji a diversos benefícios à saúde. Na medicina chinesa diz-se que aqueles que se alimentam com Goji diariamente, costumam viver uma vida longa e saudável, devido aos muitos benefícios que ela traz, citando desde a renovação da vitalidade até o fortalecimento e restauração de órgãos importantes, especialmente olhos, fígado e rins.

A fruta pode ser saboreada in natura ou adicionada a sucos, leite, iogurte, bolos, sobremesas e pães, sendo que, recomenda-se a ingestão diária de 15 a 45g do fruto por dia.
seu efeito imunoestimulante adicional.

Benefícios nutricionais

• É fonte completa de proteínas, contém 19 aminoácidos, dentre eles 8 essenciais (como a fenilalanina importante para as suprarrenais e o triptofano: precursor de serotonina).

• Contém 21 ou mais oligoelementos, dentre eles os principais são: zinco, ferro, cobre, cálcio, selênio, fósforo, assim como as vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E.

• Ela é uma fonte riquíssima em carotenoides, principalmente o betacaroteno, é a maior fonte de carotenoides conhecida (possui mais teor do que a cenoura!). Contém germânio com atividade anticancerígena.

• Contém 2500 mg de vitamina C por 100 gramas da fruta.

• Contém beta-sistoterol, fitonutriente com função anti-inflamatória, ajuda também a equilibrar os níveis de colesterol e pode ser usado no tratamento de impotência sexual e equilíbrio da próstata.

• Contém ácidos graxos essencias (ómega 3 e 6), que são necessários para síntese de hormonios e regula o funcionamento do cérebro e sistema nervoso.

• Contém cyperone, um fitonutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea.

• Contém physalin, fitonutriente usado nos transtornos da hepatite B.

• Contém betaína, fitonutriente usado pelo fígado para produzir colina. A betaína promove reações energéticas no corpo, ajuda a reduzir o nível de homocisteína, que é grande fator de risco cardiovascular, protegendo a célula ao nível de DNA. Além disso, a colina é composto essencial que combate os danos causados pelos radicais livres ligados a degeneração neurológica.

Vários benefícios são apontados sobre o fruto, principalmente devido às suas propriedades antioxidantes, incluindo os benefícios contra doenças cardiovasculares e inflamatórias, problemas de visão, do sistema neurológico e imunitário. Também lhe atribuem propriedades anticancerígenas.

É uma fruta muito utilizada como antienvelhecimento e aumento da longevidade, aumentando os níveis de energia e bem-estar, ajudando no processo digestivo e na perda de peso – por ser tão concentrada, a ingestão de pouca quantidade já é suficiente para proporcionar sensação de saciedade ao indivíduo.

Os aminoácidos presentes nessas pequenas bagas estimulam o funcionamento de células brancas, fortificando e mantendo um sistema imunológico saudável, tornando quase nulo o aparecimento de gripes e resfriados. Possui a capacidade de melhorar os níveis de insulina nos diabéticos. Além de todos esse benéficos as gojis ainda aumentam a líbido, o desempenho sexual e promovem a fertilidade.


Postado por: Ingrid M. de Souto e Nivalda Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário