sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Os Benéficios das Oleaginosas

As frutas oleaginosas são parte de um grupo de alimentos muito saudáveis, rico em proteínas, vitaminas, minerais e gorduras insaturadas. O nome “oleaginosas” é justamente devido à quantidade de óleo que possuem, porém são responsáveis pela maior parte de gordura boa em nossa alimentação. Algumas dessas frutas são responsáveis por proteger de forma considerável o sistema cardiovascular. 
Apesar de tantos benefícios, é importante ter cautela ao ingerir esses alimentos, pois se utilizados em grande quantidade podem contribuir para o ganho de peso, justamente pelo alto teor calórico. 
Dentre as frutas oleaginosas estão as nozes, castanha do Pará, castanha de caju, pistache, avelã, amêndoas, amendoim e macadâmia Uma pesquisa feita na Pennsylvania State University, nos Estados Unidos mostra que entre as frutas oleaginosas as nozes são as mais indicadas para uma dieta saudável por conter um alto nível de antioxidantes, que estimulam a dilatação dos vasos sanguíneos, dificultando o entupimento das artérias. 
Elas também auxiliam para o controle do colesterol através da ingestão de avelã, que combate o colesterol ruim (LDL) e a castanha de caju que possui grande quantidade de gorduras insaturadas que aumentam os níveis de colesterol bom (HDL). Assim como a castanha do caju, as Amêndoas também podem diminuir o colesterol ruim do sangue, pois são ricas em vitaminas E e B1, cobre, zinco, magnésio, proteínas, fibras e gorduras insaturadas. 
Uma boa dica para os vegetarianos, é que as frutas oleaginosas são ricas em ácido fólico, indispensável para as pessoas que optaram por essa dieta.
Mesmo que esses alimentos sejam altamente calóricos, por outro lado funcionam como moderadores de apetite e ativam o metabolismo. Como as oleaginosas são ricas em gorduras insaturadas, o nível de açúcar no sangue fica estável contribuindo para a queima de gorduras e perda de peso. 
Além de uma alimentação enriquecida com essas frutas, existem produtos naturais que auxiliam no metabolismo e na queima de gordura e aumenta o nível de testosterona na corrente sanguínea, provocando uma queima maior de gordura no organismo. 

Publicado por: Flavio Faitarone


REFERÊNCIAS:
KLEINER, Susan M.; GREENWOOD-ROBINSON, Maggie. Nutrição para o treinamento de força. São Paulo. Editora Manole, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário