terça-feira, 14 de outubro de 2014

Amenorréia



                                                        

Amenorreia é a falta de menstruação nas mulheres em idade fértil. O distúrbio pode ser classificado em amenorreia primária ou secundária.

Considera-se amenorreia primária, quando a primeira menstruação não ocorre até os 13 anos e não há o desenvolvimento das características sexuais secundárias – crescimento das mamas, pelos no púbis e nas axilas, gordura nos quadris – ou a menina não menstrua até os 16 anos, mas desenvolve tais características normalmente.

Já a amenorreia secundária caracteriza-se pela ausência de menstruação por, no mínimo, três ciclos menstruais ou seis meses seguidos, em mulheres que menstruavam com regularidade.

Durante a gravidez e depois da menopausa, a amenorreia é considerada normal, fisiológica, assim como o fato de parte das mulheres também não menstruar, enquanto amamenta.

Nos outros casos, a ausência da menstruação é um sintoma que pode ocorrer nas seguintes condições:

1) uso de anticoncepcionais, quer por via oral, injetável, sob a forma de adesivos implantados na pele, e do DIU hormonal;

2) ausência de ovulação associada à síndrome dos ovários policísticos, hiper ou hipotireoidismo, distúrbios alimentares (anorexia e bulimia), obesidade e prática exaustiva de exercícios físicos;

3) malformações anatômicas do trato genital (imperfuração do hímen, colabamento das paredes uterinas e inexistência do útero, do colo uterino ou da vagina, por exemplo);

4) uso de certos medicamentos (antidepressivos, antialérgicos, anti-hipertensivos,etc.);

5) tumores ou cistos nos ovários, no útero ou na hipófise;

6) estresse, porque altera a região do cérebro responsável pelo controle dos hormônios que regulam os ciclos menstruais;

7) quimioterapia e radioterapia;

8) alteração nos níveis dos hormônios produzidos pelo hipotálamo e pela hipófise.

Como já foi dito anteriormente, a amenorreia é sinal de alguma desordem ou do amadurecimento tardio do organismo. Os sintomas variam de acordo com a causa do transtorno. Os mais comuns são dor abdominal e de cabeça, cansaço, irritabilidade, retenção de líquidos, aumento dos pelos espalhados pelo corpo, ganho ou perda inexplicável de peso, mal-estar e labilidade emocional.

O diagnóstico leva em conta a avaliação clínica da paciente, o histórico familiar, exames de laboratório (teste de gravidez, dosagem dos hormônios femininos e da tireoide, entre outros) e de imagem, que incluem ultrassom, tomografia e ressonância magnética.

Gravidez costuma ser o diagnóstico mais frequente da amenorreia nas mulheres sexualmente ativas.

O tratamento é estabelecido visando atacar as possíveis causas da amenorreia. Em alguns casos, a indicação de pílulas anticoncepcionais ou de outra classe de hormônios, assim como de medicamentos específicos para o transtorno pode ser suficiente para restabelecer os ciclos menstruais regulares.

Não existe idade certa para a primeira menstruação, também chamada de menarca. Algumas meninas menstruam mais cedo e outras mais tarde, sem que isso represente um problema de saúde que mereça cuidados especiais. É importante registrar, porém, que a tendência, hoje, é a primeira menstruação ocorrer precocemente, aos 10, 11 anos de idade, o que consiste fator de risco para o câncer de mama. No entanto, caso não tenha se manifestado até os 16 anos, as causas da amenorreia merecem ser avaliadas por um ginecologista.

Os dois extremos, desnutrição e obesidade, podem ser responsáveis pela ocorrência da amenorreia. Isso prova a necessidade de manter alimentação saudável e equilibrada e o peso corpóreo ideal para o peso e a altura;

 A prática exagerada de atividade física, especialmente quando motivada por modalidades esportivas que exigem baixo peso corporal, pode colaborar para a suspensão dos ciclos menstruais.

Como a amenorreia é apenas um sintoma que tem por trás inúmeras causas diferentes, a recomendação é procurar um médico para identificá-las. Do diagnóstico bem feito depende o sucesso do tratamento. Todas as mulheres devem desenvolver o hábito de registrar sempre a data inicial das menstruações, o tempo que duram, as características do fluxo e os possíveis sintomas.


Postado por: Aline Roschel e Flavio Faitarone

Fonte: drauziovarella.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário