Considerada umas das maiores ameaças à saúde pública da atualidade, a síndrome metabólica é um transtorno complexo, representado por um agrupamento de alterações fisiopatológicas que aumenta o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
A definição mais recente de Síndrome Metabólica é do International Diabetes Federation. Segundo o sistema de classificação, a presença de obesidade central é obrigatória, além de no mínimo mais dois dos seguintes fatores de risco: hiperglicemia ou diabetes diagnosticado, hipertensão arterial, HDL reduzido e hipertrigliceridemia.
O perímetro abdominal é o índice antropométrico que melhor representa a gordura intra-abdominal. A gordura visceral, quando comparada à subcutânea, é mais sensível à lipólise, além de estar associado à resistência à insulina. Além disso, o excesso de peso prejudica a sensibilidade à insulina, podendo diminuir o mesmo em até 40% quando a pessoa encontra-se com o peso corporal de 35 a 40% acima do ideal.
A hipertensão é o elemento de risco mais comumente associado com a síndrome, além de ser isoladamente o maior fator de risco cardiovascular do planeta. Porém, a presença de resistência à insulina estabelece um risco cardiovascular maior do que qualquer outro componente da síndrome.
Os fatores que contribuem para o desenvolvimento da SM são: genética, sedentarismo, ganho progressivo de peso, dieta pobre em fibras, rica em carboidratos simples, gorduras saturadas, e tabagismo.
Uma dieta balanceada constitui um fator fundamental não só para seu tratamento, mas principalmente para a prevenção da Síndrome Metabólica.
O tratamento então se resume a mudanças no estilo de vida, com a redução ponderal moderada, porém progressiva, derivada de uma dieta hipocalórica agregada à prática de atividade física, já que a manutenção da massa magra aumenta a sensibilidade à insulina.
Postado por: Flavio Faitarone e Aline Roschel
Fonte: revistanutrirmais..com.br
Prezado Dr.
ResponderExcluirImagine um livro de sua autoria abordando assunto de sua especialidade
sem se preocupar com elaboração do conteúdo.
Assim poderá compartilhar o conhecimento da melhor forma,
sendo também ferramenta para fidelizar e gerar novos pacientes,
entre outros benefícios.
Sou escritor por encomenda e editor com 38 anos de experiência e
posso desenvolver o trabalho no local ou a distância
com agilidade e custo bem razoável, inclusive texto para blog.
Para ver exemplos de livros que escrevi, inclusive na área médica,
solicite pelo Zap 19 99217-7849
Para conhecer o meu histórico profissional, acesse este link www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger
Estou à disposição para maiores esclarecimentos.
Obrigado e até breve!
Oscar Silbiger