sábado, 11 de outubro de 2014

Diabetes Mellitus II e Atividade Física

                                                      




Diabetes Mellitus II



O Diabetes Mellitus (DM) é uma “doença crônica não transmissível” (DCNT) que apresenta  alta prevalência e está relacionado às elevadas taxas de morbimortalidade.

Fatores de risco associados ao sedentarismo, obesidade, má alimentação está relativamente associado a Diabetes.

O advento da obesidade é seguido de incremento significativo no risco para o desenvolvimento de DM2, e a resistência insulínica é um importante elo entre o DM2 e a obesidade. Portadores de obesidade abdominal, com maior deposição de gordura visceral característica, apresentam maior risco para desenvolvimento de DM2.

A composição alimentar tem grande influência na incidência de DM2. Estudo feitos com diabéticos analisando freqüência no consumo de frutas e vegetais esteve inversamente relacionada aos níveis de HbA1c (Hemoglobina glicada 1), comparando indivíduos utilizando alto consumo de frutas, vegetais, peixes, aves e grãos, denominada dieta prudente, em relação àqueles utilizando a clássica dieta ocidental (alimentos industrializados, carne vermelha, alimentos ricos em gordura etc.), encontrou uma redução significativa de risco para desenvolvimento de DM2 naqueles fazendo uso da dieta prudente. Indivíduos ingerindo a dieta de padrão ocidental tiveram maior propensão para o desenvolvimento de DM2.

A prática de atividade física de forma sistemática traz benefícios na musculatura esquelética, com  eficiente uso da energia. O exercício físico age no processo de translocação dos transportadores de glicose (GLUT-4), essa ação justifica, os benefícios observados na sensibilidade insulínica. Portanto, vias de diferentes mecanismos, faz com que o exercício aumente a captação de glicose mediada pela insulina na musculatura esquelética, e com isso melhora a sensibilidade insulínica.



A prática regular de exercício físico por portadores de diabetes demonstrou, em diversos estudos, melhorar o controle glicêmico, reduzir os fatores de risco cardiovascular, contribuir para a perda de peso e aumentar o bem estar.



Postado por: Aline Roschel e Flavio Faitarone

Fonte: LYRA, et al,. Prevenção do diabetes mellitus tipo 2. 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário