terça-feira, 7 de outubro de 2014

Sintomas da Falta de Potássio no Corpo


O potássio é um dos minerais mais importantes no corpo, pois está presente em todas as células do corpo humano. O potássio possui uma carga elétrica positiva e é um dos quatro principais eletrólitos do corpo, juntamente com sódio, cloreto e bicarbonato. Como eletrólito, o potássio desempenha um papel crucial no equilíbrio da água e para a manutenção da pressão sanguínea. O potássio é também importante para a massa muscular e a função dos nervos, bem como a condução de impulsos elétricos que controlam o coração. A deficiência de potássio, chamado de hipocalemia, pode produzir uma variedade de sintomas, que variam em gravidade de acordo com o grau de deficiência.
Listamos abaixo alguns sintomas da falta de potássio no nosso corpo.
potassio sintomas da falta de potassio no nosso corpo Sintomas da Falta de Potássio no Corpo

Principais sintomas da falta de potássio

Paralisia

Hipocalemia extrema pode causar flacidez nos músculos, uma condição chamada paralisia flácida. É importante ressaltar que os músculos envolvidos na respiração podem ser afetadas pela paralisia hipocalêmica. A respiração pode ser lenta e superficial, ou pode parar completamente.

Fraqueza muscular, espasmos, cólicas e tetania 

Para que as células do músculo se contraiam, uma diferença marcante em concentrações intracelulares e extracelulares de potássio deve existir. Quando os níveis de potássio caem, esta diferença de concentração diminui e os músculos são incapazes de funcionar normalmente. Isso faz com que a fadiga generalizada e uma variedade de sintomas, incluindo fraqueza muscular, espasmos e câimbras. Em casos de hipocalemia extrema, os músculos podem entrar em um estado de contração involuntária sustentado chamado de tetania.

Rigidez muscular e dor

A deficiência grave de potássio não só prejudica a função das células musculares, mas também danifica, gerando uma condição chamada rabdomiólise. Os sintomas incluem fraqueza profunda, rigidez muscular e dor.

Inchaço abdominal, dor e cólicas 

Os músculos involuntários do estômago e intestinos também podem não funcionar bem quando o nível de potássio é muito baixo. Os sintomas incluem inchaço abdominal, dor e cólicas, a constipação também pode ocorrer. Em casos extremos, a atividade intestinal podem virtualmente parar, uma condição chamada de íleo paralítico.

Palpitações no coração 

As contrações coordenados pelo coração são controladas por impulsos elétricos, que são transportadas através do músculo do coração por um sistema de condução especializado. A hipocalemia pode perturbar este sistema, causando anomalias no ritmo cardíaco. O sintoma mais comum é a palpitação no coração, um conjunto de batidas perdidas, batimentos extra ou uma sensação de que o coração está batendo muito rápido. Estas anomalias no ritmo podem ser fatal e a parada cardíaca podem ocorrer.

Tonturas e desmaios 

A deficiência de potássio pode causar com que os rins perdão a capacidade de concentrar a urina. Como resultado, quantidades excessivas de água são perdidas, reduzindo a pressão arterial. Isto pode causar sintomas de tonturas ou desmaios.

Dormência e formigamento

Baixa de potássio faz com que os nervos a disparem de forma anormal, o que pode causar dormência, formigamento ou sensação de queimação, especialmente nas mãos e pés.

Postado por: Flávio Faitarone
Fonte: Rbne

Nenhum comentário:

Postar um comentário