segunda-feira, 9 de maio de 2016

Pirâmide Alimentar



Pirâmide Alimentar tem como objetivo orientar as pessoas para uma alimentação mais saudável. Ela é dividia em quatro grupos:
ENERGÉTICOS: São os carboidratos, principais fontes de energia do corpo. Fazem parte desse grupo, grãos, cereais, tubérculos, pães e massas de preferência integrais.
REGULADORES: Estas estão logo acima dos carboidratos na pirâmide e são importantes para o funcionamento do organismo, além de prevenirem doenças. Fazem parte desse grupo as vitaminas e minerais, presentes em frutas, verduras e legumes.
CONTRUTORES: O grupo acima dos reguladores são fontes de proteína. Responsáveis pela manutenção dos músculos e tecidos. São representados pelo leite e derivados, carnes, ovos e leguminosas.
ENERGÉTICOS EXTRAS: No topo da pirâmide estão representados os alimentos que devem ser consumidos com moderação, pois além de calóricos, podem levar á obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e outras enfermidades. Neste grupo estão os óleos e as gorduras, açucares e os doces.
Uma dieta equilibrada e nutritiva deve ter cinco características:
ADEQUAÇÃO: A alimentação deve ser apropriada às diferentes fases e condições de vida, às atividades, às circunstâncias fisiológicas e de doenças.
QUALIDADE: Deve conter variedade de alimentos que satisfaça todas as necessidades do corpo. Os alimentos devem ser nutritivos e não apenas conterem calorias vazias.
QUANTIDADE: Deve ser suficiente para atender o organismo em todas as suas necessidades.
HARMONIA: É o equilíbrio entre os nutrientes, em relação á quantidade e qualidade.
VARIEDADE: Fornecer uma ampla seleção de alimentos diariamente, pois os alimentos são diferentes, apresentando diferentes nutrientes.
Para sabermos o número correto de porções diárias de cada grupo, é necessário observar o sexo, peso, idade, altura e necessidades individuais. Portanto, vale a pena sempre a consulta a um bom profissional para que sejam avaliadas suas necessidades individuais, para que seja prescrito o melhor protocolo a ser seguido.

Referências: GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA, PIRÂMIDE ALIMENTAR ADAPTADA: GUIA PARA ESCOLHA DOS ALIMENTOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário