sábado, 22 de novembro de 2014

ANTIOXIDANTES, RELAÇÃO COM A FADIGA MUSCULAR

Atualmente as condições de vida, o meio ambiente, fatores genéticos, nutricionais e culturais exercem influencia no processo de doenças degenerativas e envelhecimento. A alimentação natural e equilibrada, com a inclusão de vegetais folhosos, legumes, frutas secas, nozes, castanhas, cereais integrais, carnes magras, ovos e laticínios reforça o sistema imunológico e combate aos radicais livres.

A importância da alimentação no desempenho esportivo depende de uma serie de fatores, como sexo, idade, peso, estilo de vida, modalidade esportiva, é importante a informação sobre a relação da alimentação e desempenho físico no qual se baseia na ingestão de Carboidratos, proteínas, visando o controle de fadiga e síntese de proteínas musculares.

A fadiga é definida como impossibilidade de manter o esforço num nível desejado de intensidade, consequente de uma taxa insuficiente de produção de energia para suprir as demandas do organismo.


Altos níveis de antioxidantes  (vit E, vit C, vit A, Selênio) desempenham papel preventivo em praticantes de atividade físicas, afim de antagonizar o efeito dos radicais livres que são formados durante o exercício.

A deficiência do Selênio pode prejudicar as funções antioxidantes durante o exercício intenso, com a possibilidade de danos no tecido muscular, prejudicando seu desempenho

A importância da alimentação variada e equilibrada, para que os alimentos antioxidantes façam parte do seu dia a dia, possibilitando a prevenção  de doenças cronicas e envelhecimento precoce.


Fonte: FANHANI, A, P, G.; FERREIRA, M. P. Agentes antioxidantes; seu papel na nutrição e saude dos atletas. SaBios -Rev. Saúde e Biol., v.1, n.2, 2006.

Postado por: Aline Roschel e Flavio Faitarone

Nenhum comentário:

Postar um comentário