quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Pré, Probióticos e Cálcio


Alimentos funcionais, dentre eles, probióticos, prebióticos e simbióticos, recentemente, têm sido relatados proverem muitos benefícios à saúde. Os microrganismos (Bifidobacterium, Lactobacillus) e os carboidratos não digeríveis (inulina, oligofrutose) utilizados na obtenção desses produtos são capazes de influenciar positivamente sobre a microflora intestinal, produzindo vários efeitos terapêutico, como, efeitos anticarcinogênico e hipocolesterolêmico, modulação do sistema imune e a melhora na biodisponibilidade de alguns minerais, entre eles, o cálcio.
Os alimentos probióticos, prebióticos e simbióticos surgem neste contexto, como uma oportunidade de melhora da qualidade e das propriedades nutritivas dos alimentos e com a finalidade de garantir benefícios específicos à saúde de diferentes populações. Estes alimentos também são conhecidos como “alimentos funcionais".
Probiótico foi definido como um suplemento alimentar contendo microrganismos vivos, os quais afetam beneficamente o hospedeiro melhorando o balanço da microbiota intestinal.
Prebiótico são ingredientes alimentares não digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro pela estimulação seletiva do crescimento e/ou da atividade de um ou de um número limitado de bactérias no cólon.
Simbióticos são misturas de probióticos e prebióticos que afetam o hospedeiro de uma maneira benéfica. A importância do cálcio na dieta se conhece há muitos anos e, mais recentemente, tem-se demonstrado sua utilidade na prevenção de diversos tipos de enfermidades que afetam pessoas de idade média e avançada, como a osteoporose.
Os produtos lácteos, por constituírem a principal fonte de cálcio, contribuem com grande parte do conteúdo total de cálcio da dieta e, sendo os probióticos incluídos nesse grupo, são indicados por seus efeitos benéficos ao organismo, tanto pelo aspecto nutricional como também, pelo terapêutico.
Dentre os papéis potencialmente benéficos destes alimentos funcionais, como suplemento dietético, são citados a manutenção da microbiota intestinal, ativação do sistema imune, atividade anticarcinogênica, síntese de vitaminas do complexo B, melhora na digestão da lactose por indivíduos lactase não persistentes, modulação do colesterol sanguíneo e a melhora da biodisponibilidade de alguns minerais, entre eles o cálcio.

Postado por: Graziela Cervilla Toce

Fonte: Revista Nutrire

Nenhum comentário:

Postar um comentário