sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Vitamina D



Sabemos que a maior  fonte de Vit D é o Sol, porém hoje com a rotina do dia-a-dia, o tempo em que as pessoas estão trabalhando prejudica a absorção dessa vitamina, pois o horário que deveríamos estar tomando "banho de sol" estamos muitas das vezes no trabalho.

     A vitamina D (calciferol) e um micronutriente essencial para o funcionamento saudável do organismo. Existem dois tipos de vitaminas D: D3 (colecalciferol) e D2 (ergocalciferol). Ambos os tipos funcionam como vitaminas e ajudam a prevenir os sintomas da deficiência de vitamina D.
   A producao da vitamina D na pele e a principal fonte deste nutriente essencial para os humanos. Apesar das diferenças individuais de capacidade de produção, a sintese da vitamina D depende, principalmente, da exposição da pessoa a luz  ultravioleta. A entrada da Vit D´pela dieta é limitada por um grupo de alimentos que segue abaixo na tabela, hoje temos muitos produtos enriquecidos  com Vit D como margarinas e iogurtes.
A vit D é importante para a formação óssea, sistema cardiovascular, sistema imune, associado a resistência a Insulina e Diabetes Mellitus  (hoje bastante estudado a influencia da Vit D como proteção para DM.
Como recomendação geral devem ser praticadas atividades ao ar livre, estando os braços e o rosto exposto, pois a síntese adequada de Vit D ocorre por meio de UVB, porém se utilizar protetor solar essa síntese será bloqueada, sendo assim, a pele não absorverá a Vit.

Fontes Alimentares de Vit D.

ALIMENTOS QUE CONTÉM VITAMINA D
       
Óleo de fígado de bacalhau1360 IU34ugcol. de sopa 
Arenque cru1640 IU41ug100 g
Cavala crua360 IU9ug100 g
Ovo20 IU0,5ugunidade 50g
Leite fortificado40 IU1ug100 ml
Suco de laranja fortificado40 IU1ug100 ml
Cereais matinais prontos40 -140 IU1 -3ug 100 g


A recomendação atual para a ingestao diaria de vitamina D e de 200 IU ou 5μg (adultos).

Postado por: Aline Roschel e Flavio Faitarone

Fonte:http://www.insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/174.pdf/ BASF




Nenhum comentário:

Postar um comentário