sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Alcachofra: Flor Rica

Originária da região sul do Mar Mediterrâneo, era considerada uma hortaliça rara mas, hoje, já foi introduzida em vários lugares e se adapta bem em qualquer tipo de solo.
A alcachofra além de ser uma flor comestível, é considerada uma planta medicinal devido às suas propriedades benéficas para a saúde. Suas folhas são utilizadas na fitoterapia, para prevenir e tratar doenças, na forma de apresentação de tintura, chás e até em cápsulas. Consumi-la como alimento, também é bem positivo ao organismo.
Sua ingestão aumenta a secreção biliar, por isso, acaba sendo muito útil nos casos de cálculos na vesícula. Ela não tem a capacidade de dissolver estes cálculos mas, diminui as cólicas e exerce um efeito preventivo para aquelas pessoas que tem predisposição à doença.
É capaz de reduzir significantemente, os níveis de glicose e colesterol no sangue, devendo ser consumida por pessoas portadoras de diabetes e/ou com resistência insulínica, e por quem está com os níveis de colesterol elevado.
Suas propriedades anti-hepatotóxicas, presentes em uma substância chamada cinarina, tem capacidade de estimular as funções do fígado, bem como promover uma ação regeneradora desse órgão. Portanto, colabora para quem tem algum tipo de doença ou deficiência neste órgão. Além disso, tem a capacidade laxativa – por conter quantidades significantes de fibras – e diurética, promovendo uma desintoxicação do fígado e dos rins, provocando a eliminação de ureia e de substâncias tóxicas presentes no nosso organismo. Por esse motivo, também é útil nos casos de uremia, doença em que se têm níveis elevados de ureia no sangue.
Justamente pelo fato das pessoas não terem o hábito de consumir a alcachofra, pode-se achar que o seu modo de preparo, é um pouco difícil mas, não é não! Então, agora que você conhece alguns dos seus benefícios e a capacidade de tratar e prevenir doenças através de seu consumo, tente inclui-la na sua alimentação. É pouco calórica, uma unidade tem cerca de 60 calorias. 
Para prepará-la em casa, você pode seguir os seguintes passos:
1) Lave as alcachofras em água corrente para tirar qualquer sujidade. Não precisa usar algum produto específico, como água sanitária, uma vez que irão passar pelo processo de cocção;
2) Corte os talos bem rente a flor, para a alcachofra conseguir ficar em pé;
3) Pegue a flor da alcachofra de cabeça para baixo e dê umas batidas numa superfície, como a pia, para abrir um pouco suas pétalas;
4) Pique alho e cebola e junte com algumas ervas, como orégano, tomilho, alecrim, manjericão, salsinha, cebolinha… Para quem quiser, e não tiver problema de pressão alta, pode colocar um pouco de azeitona picada também. Pegue essa misturinha e coloque dentro das pétalas, para pegar bastante sabor;
5) Coloque tudo dentro de uma panela de pressão e cubra as alcachofras com um pouco mais da metade de água. Adicione alguns fios de azeite extra-virgem. Ah! Para quem gosta, pode colocar os talos para cozinhar junto, são comestíveis também. Em cerca de 20 minutos, depois que a panela pegar pressão, está prontinha para ser consumida. Vai falar que é difícil?!
Você pode utilizar ela dessa forma, só para acompanhar uma carne, ou mesmo usar seu fundo, picadinho, para colocar no risoto, no macarrão, na farofa, refogado com outros legumes, na salada…
Só o fundo da alcachofra, você pode encontrar em conserva. A versão in natura e a em conserva, podem ser encontradas em supermercados e feiras livres. A safra dela é de setembro a outubro, aproveite! 





Postado Por: Maria Kairone
Fonte:http://www.entrelegumeseverduras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário