quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Alfarroba, um substituto para o chocolate!

A alfarroba é uma leguminosa com sementes marrom-escura semelhantes ao feijão, que há séculos faz parte do cardápio dos povos do Mediterrâneo.


Com sabor adocicado, lembrando chocolate, é uma ótima opção para quem está em dieta de emagrecimento e também para os “chocólatras”, pois não contém açúcar. A ingestão da alfarroba também pode ser benéfica para pacientes celíacos, pois não contém glúten e ainda para quem tem alergia ao leite, pois não contém lactose.
A alfarroba pode livrar os indivíduos mais sensíveis do risco representado por agentes alergênicos e estimulantes do chocolate, como a cafeína. O cacau possui também a feniletinamina, substância que pode provocar enxaqueca e o ácido oxálico que interfere na absorção do cálcio e do zinco.
Analisando a composição nutricional da farinha de alfarroba e do chocolate, a alfarroba possui mais fibras que o chocolate. Quanto aos minerais como o cálcio, o potássio e o zinco, a alfarroba contém maior concentração. A leguminosa ainda ganha no quesito gordura, visto que possui menos que o chocolate.
A recomendação é que devemos comer de tudo um pouco e quanto mais colorida e variada a nossa alimentação, melhor. O chocolate (principalmente os amargos) tem alguns benefícios específicos para determinado grupo de pessoas, pois é rico em flavonóides, epicatequina e ácido gálico, que são os antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos, prevenir câncer e promover a saúde do coração. Porém, o chocolate pode ser contra indicado para algumas pessoas, portanto, temos na alfarroba uma excelente substituição.

Postado por: Melissa Gonçalves.
Fonte: Sociedade Beneficente Israelita Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário