sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Xô dor de estômago!


Os problemas de digestão podem ocorrer em qualquer idade e estão bastante relacionados à rotina diária. Estresse, alimentação desequilibrada, pouca água e ansiedade funcionam como uma bomba no estômago. "Para manter a saúde do sistema digestório, a primeira regra é conciliar alimentação saudável e fracionada com equilíbrio emocional e atividade física", orienta o médico.
Conheça os principais problemas digestivos e saiba por que ocorrem e como tratá-los.
  • Prisão de Ventre

Falta de tempo, ambiente de trabalho ou concentração excessiva. Nada disso deve impedir a ida ao banheiro. O ato de evacuar pode parecer constrangedor para alguns, principalmente quando estão fora de casa. Mas lembre-se: você deve respeitar seu corpo e as vontades dele. Esse ato é totalmente involuntário, e torná-lo voluntário – ir ao banheiro apenas quando você quiser ou puder – nem sempre é a melhor maneira de educar o organismo.
É necessário estimular a musculatura do abdome, do diafragma e do períneo para que o final do ato da digestão de todos os alimentos ocorra normalmente e não fiquemos "enfezados". E esse estímulo só ocorre quando a pessoa vai ao banheiro. A retenção das fezes faz com que elas fiquem endurecidas, causando desconforto, distensão, dores abdominais, fissuras e até hemorróidas. Nessas horas, muitos recorrem aos laxantes, o que é um grave erro e pode piorar a situação. O laxante inadequadamente indicado e utilizado sem orientação causa a eliminação de fezes sem fazer o intestino trabalhar de forma adequada, iniciando outro círculo vicioso.
Para que o organismo volte a funcionar corretamente, é necessária uma dieta equilibrada, com verduras, frutas e muito líquido. A fibra é outro componente muito importante e deve ser consumida em quantidades adequadas diariamente, em conjunto com a realização de atividade física regular.

  • Refluxo gástrico

Um dos problemas mais comuns na sociedade é o refluxo, relacionado em muitas ocasiões à hérnia de hiato, que favorece a volta do suco gástrico pelo esôfago. Na maioria dos casos, a presença da hérnia, que acomete principalmente gestantes e pessoas obesas, é desconhecida. São vários os sintomas associados ao refluxo: tosse, pigarro, falta de ar e engasgos noturnos.
Junto com o refluxo vem outro sintoma: a azia. Ela é reflexo da irritação da mucosa do esôfago, devido ao aumento da salivação para tentar aliviar a queimação produzida pelo refluxo, como se fosse um antiácido natural. Para prevenir o refluxo e, conseqüentemente, a azia, são necessárias, na maioria das vezes, apenas algumas mudanças nos hábitos de vida. Invista em uma alimentação fracionada a cada 3 horas e não coma grandes quantidades de uma só vez. Além disso, evite roupas apertadas, que aumentam a pressão no abdome, e eleve a cabeceira da cama pelo menos 15 centímetros.

  • Peso no estômago

Se essa for a sensação depois de alguma refeição, é porque a pessoa tem empachamento gástrico, geralmente pós-alimentar. O nome pode parecer estranho, mas muitos têm esse problema. Ansiedade, tensão, raiva e estresse aumentam a produção de ácido clorídrico, provocando inflamação na camada do tecido mais superficial do estômago, chamada de mucosa gástrica, causando a gastrite.
Os sintomas são os mais desconfortáveis possíveis: náuseas, vômitos, saciedade precoce e dor no abdome. O segredo para evitar o problema – e até mesmo aliviar os sintomas – é comer sempre devagar, várias vezes ao dia e com refeições mais leves. Infecções por agentes bacterianos, como o Helicobacter pylori, e uso de antiinflamatórios - esses são causas usuais desses problemas e devem ser pesquisados e evitados.

  • Intestino irritado

Após a refeição vem aquela dor e a vontade de ir ao banheiro. O desconforto, o inchaço da barriga e os gases muitas vezes somem após a evacuação. Entre os principais sintomas estão a diarreia e a prisão de ventre. E, para combater essa síndrome, chamada de intestino irritável, nada melhor do que excluir do cardápio alimentos que ajudam a produzir os gases, como feijão, cebola, brócolis, repolho, uva e ameixa. A intolerância ao leite e a seus derivados também pode estar relacionada a esse problema.
Evite também bebidas à base de cafeína e as gaseificadas, responsáveis por levar grande quantidade de gás ao intestino. E atenção: nada de comer ou beber rapidamente, mascar chicletes e inspirar ar pela boca. Esses atos nos fazem engolir grande quantidade de ar, provocando mais gases.
  • Dicas que valem uma boa digestão
  • - Diga adeus ao fast-food. Pelo fato de os alimentos conterem mais gordura, serem em geral fritos e com molhos à base de maionese, esses alimentos dificultam o trabalho do intestino e irritam o estômago.
  • - Evite cigarro e bebida alcoólica. Essa dupla irrita muito o sistema digestivo
  • - Opte por refeições mais leves, principalmente à noite, quando a digestão fica mais lenta.
  • - Beba muita água, pois é o líquido que ajuda na formação do bolo fecal e evita o endurecimento das fezes.
  • - Comer, beber e dormir. Essa é uma combinação explosiva para o sistema digestivo.
  • - Coma várias vezes ao dia, sempre em quantidades pequenas e moderadas.
Postado por: Melissa Gonçalves.
Fonte: Sociedade Beneficente Israelita Brasileira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário