quarta-feira, 29 de abril de 2015

A IMPORTÂNCIA DO NUTRICIONISTA ESPORTIVO



A IMPORTÂNCIA DO NUTRICIONISTA ESPORTIVO

shutterstock_133394171
No Brasil, a nutrição esportiva, junto aos centros universitários, encontra-se em  desenvolvimento, porém muito difundida na mídia, o que deixa a população curiosa por informações mais técnicas e embasadas sobre:  otimização de resultados, saúde e bem-estar, qualidade de vida e performance.
Segundo a Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE), o profissional de nutrição especializado em esporte tem como objetivo desenvolver uma alimentação voltada para as necessidades clínicas do paciente, e ser ainda mais específico junto às questões e aspectos que envolva seu desempenho.
A maioria das modalidades esportivas, que requerem certo grau de competitividade, conta com um nutricionista esportivo, que atua na melhora do rendimento de treinamento, na recuperação entre sessões, na prevenção de lesões, na prevenção de doenças respiratórias que tiram o atleta da programação de treinamento, manutenção e controle do peso, ganho de volume muscular, entre outros.
Um erro cometido é pensar que qualquer profissional de nutrição prescreve suplementação sem ter base no que está fazendo, pois para isso, é importante não apenas entender o estilo de vida e as características físicas e fisiológicas do mesmo, mas conhecer os diversos tipos de modalidades esportivas para elaboração do plano alimentar e indicação eficiente da Suplementação Esportiva. E ainda, é fundamental realizar uma especialização em Nutrição do Esporte para poder atuar com mais segurança e sabedoria.
Segundo a Resolução do CFN 390/2006, que regulamenta a Prescrição dietética e de suplementação pelo Nutricionista, visa garantir através da Ingestão Diária Recomendada (IDR) a quantidade adequada de proteínas, minerais e vitaminas, quando houver a suplementação esportiva, que esta, seja adequada ao plano alimentar, bem como delimite a quantidade e período de utilização pelo indivíduo.
Na maioria dos casos, uma alimentação equilibrada é suficiente para atender as necessidades nutricionais do praticante de atividade física, mas é importante ressaltar que a suplementação esportiva principalmente falando do Whey Protein, BCAA’s (Aminoácidos de cadeia Ramificada como a leucina, isoleucina e valina) , Waxy maize e glutamina, fazem parte de uma melhora significativa no rendimento e principalmente recuperação do treinamento.
Lembrando que para atletas, como por exemplo um maratonista, é imprescindível adequar o plano alimentar com a suplementação , pois devido a carga de treinamento intenso, desgaste físico e muscular, desidratação, entre outros, o atleta deve ter na complementação da alimentação os suplementos pré, durante e pós treino para potencializar seu tempo, melhorar a recuperação muscular, repor macro e micronutrientes e evitar lesões. Aqui exemplifico a utilização do carboidrato em gel(lembrando que o estoque de glicogênio hepático e muscular durante uma competição ou treino intenso se esgota rapidamente  e o maratonista precisa manter o pico de energia e retardar a fadiga muscular). Ainda, devido o suor excessivo, o mesmo necessita hidratar e repor os eletrólitos (Sódio e Potássio principalmente), e estando em movimento a suplementação com bebidas isotônicas torna-se prática e totalmente eficiente para que o atleta complete sua prova mantendo o máximo de desempenho.
O Nutricionista Esportivo é membro fundamental para melhorar a qualidade dos praticantes de atividade física e atletas, visando a melhora da Saúde e Desempenho.
shutterstock_141479419
Matéria elaborada por: Vanessa Mara Lodi (CRN: 10-2310) especialista em Nutrição Esportiva, Suplementação, Estética e Reeducação Alimentar. Pós graduanda em Nutrição Clínica Funcional. Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional e palestrante e autora de vários artigos sobre Nutrição e Saúde em revistas e sites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário