quarta-feira, 6 de maio de 2015

Nutrição - Ponto de Vista Propriedades funcionais do Curry


O Curry tem origem indiana e é uma especiaria composta por variados ingredientes.Basicamente, contém:

Gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos. 
 
Todos esses temperos, juntamente com outros, são torrados, moidos e usados em dosagens diferentes para preparar o curry.

É uma especiaria ideal para dar sabor as carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, moluscos, assados em geral e cozidos.

Devido à variedade de temperos presentes na composição do curry, o mesmo torna-se uma especiaria com significativas propriedades medicinais.

As plantas sintetizam centenas de fitoquímicos que tem como função básica a proteção da espécie vegetal. Esses mesmos fitoquímicos, quando presentes na alimentação do homem, atuam de forma quimiopreventiva, com efeitos antioxidante, antibacteriano, anti-viral, modulam a detoxificação enzimática, estimulam o Sistema Imune e reduzem processos inflamatórios.

Dentre as propriedades funcionais das variadas especiarias presentes no Curry,destacam-se:
 Gengibre: antioxidante, ajuda a tratar enjôos, combater infecções, prevenir doenças cardiovasculares, é auxiliar no emagrecimento por ativar a termogênese (transforma parte das calorias presentes nos alimentos em calor);  Pimentas: antioxidante, purifica o sangue, auxilia na prevenção de doenças do coração, no tratamento da obesidade (ativa a termogênese), nas dores reumáticas (compressas locais);  Canela: digestiva e antioxidante, ajuda a controlar a pressão sanguínea e a aliviar sintomas da menopausa.  Cominho: diurético, auxiliar no tratamento de flatulência (gases);  Cardamomo: antioxidante, estimulante e digestivo;  Cravo-da-índia: ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e diminuir os níveis decolesterol;  Erva doce: combate tontura, náuseas, faltulência, infecções intestinais e estomacais;  Coentro: antioxidante, digestivo, auxiliar no tratamento da ansiedade, moderador de apetite;  Cúrcuma: antioxidante.

Em recentes estudos conduzidos em universidades na Itália e Estados Unidos, pesquisadores encontraram evidências que o óleo de curcumina presente no curry pode prevenir a doença de Alzheimer.

Segundo os pesquisadores, o óleo de curcumina aumenta a atividade enzimática e protege o cérebro contra as doenças neurodegenerativas, além de ter ação antiséptica e atuar de forma positiva nos tratamentos de aids e câncer.

Pesquisas realizadas em ratos mostraram que o óleo de curcumina presente no curry, ativa a hemeoxigenase, enzima que protege as células contra os danos causados pelos radicais livres.

Os danos celulares ocasionados pelos radicais livres tem sido uma das maiores causas do desenvolvimento do Alzheimer.

As recentes pesquisas mostraram que os neurônios de ratos expostos a altas concentrações de curcumina, tiveram menos células danificadas devido ao aumento dos níveis da enzima hemeoxigenase.
"As informações fornecidas não são individualizadas. Portanto, o nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar um tratamento e/ou acompanhamento nutricional.

Fonte: Site saúde em movimento.com.br
Postado por: Rosy

Nenhum comentário:

Postar um comentário