Tire todas as dúvidas sobre a spirulina. O que é, para que serve e quais seus benefícios, inclusive para quem quer emagrecer.
Sempre há quem esteja em busca de um corpo perfeito e umas gordurinhas a menos. Infelizmente, o nosso organismo tem a tendência de sempre armazenar energia e por isso, tudo o que consumimos em excesso é guardado na forma de gordura e vai direto para a região abdominal formando aqueles “pneuzinhos” que detestamos. E o que podemos fazer para acabar com eles? Além de cuidar para ter uma alimentação saudável sem alimentos fritos ou cheios de açúcar e praticar atividade física com frequência, podemos recorrer aos produtos naturais. Muitos deles podem sim ajudar na perda de peso e um deles é a spirulina da qual vamos falar agora.
O que é a spirulina?
A spirulina foi considerada como um tipo de alga por muitos anos, porém, ela é na verdade uma cianobactéria, ou seja, uma bactéria que faz fotossíntese. O motivo dessa confusão de deu por ela ter uma aparência muito parecida com a de uma alga e viver em colônias. No Brasil, essa planta pode ser encontrada facilmente na região do Pantanal, onde há condições adequadas para o seu desenvolvimento.
Você também pode se confundir na hora de comprar caso o vendedor pergunte se você quer a comum ou a spirulina havaiana. Não há diferença no tipo de planta, mas sim no teor de pureza que esta apresenta em relação a spirulina comum. O caso é que no Havaí, as embarcações são proibidas de utilizar tinturas com metais pesados como o mercúrio e o chumbo em seus cascos, coisa que acontece normalmente aqui nas águas brasileiras. Esses metais se acumulam no nosso organismo e com o tempo podem trazer sérios problemas de saúde.
Propriedades nutricionais e benefícios das spirulina
Para os “marombas” de plantão, a spirulina pode ser uma grande aliada já que ela é formada de 53% a 62% apenas por proteína. Além disso, ela também pode ajudar na recuperação muscular já que possui ação antioxidante que elimina os radicais livres provenientes da oxidação muscular ocorrida durante o exercício.
Essa cianobactéria também possui cálcio, vitamina A, zinco, vitamina B12, magnésio e ferro. Todos esses benefícios nutricionais trazem uma consequência para o nosso organismo que estão listados logo a seguir:
• Reduz o colesterol: um dos grandes vilões para a nossa saúde é o colesterol ruim, ou seja, o LDL, em excesso. Esse fator é o responsável por obstruir as vias do sistema circulatório e provocar um infarto no miocárdio ou um AVC. Na spirulina é possível encontrar um tipo de ômega 6 (uma gordura do bem) chamado de gamalinolênico e que desempenha o papel de reduzir os níveis do LDL.
• Melhora o sistema imune: o fato da spirulina possuir uma boa dose de zinco ela oferece ação anti-inflamatória e assim ajuda o sistema imune a combater doenças.
• Aumenta a sensação de saciedade: a fenilalanina presente na spirulina se transforma numa espécie de gel quando chega no estômago. Assim você comerá menos pois ficará com a sensação de “barriga cheia” por mais tempo.
• Excelente para vegetarianos: como dito acima, a spirulina possui uma grande taxa de proteínas em sua composição. É uma ótima maneira de se abastecer desse nutriente sem precisar ingerir carne.
A spirulina emagrece ou não?
Não espere milagres, pois assim como as outras substâncias naturais que existem no mercado, essa daqui também exige que você tenha uma alimentação mais moderada e que pratique exercícios com frequência. Assim, a spirulina vai apenas de dar uma ajuda para conseguir os resultados de maneira mais rápida. Mas como isso acontece?
É bem simples. Entre os benefícios mencionados acima podemos notar que ela consegue promover maior sensação de saciedade. Assim, se você come menos e gasta mais, com certeza perderá alguns quilos.
Outra propriedade interessante dessa cianobactéria é o fato dela ter muita proteína na sua composição. O nosso organismo leva muito mais tempo e gasta muita energia para degradar a proteína e utilizá-la nos afazeres do dia a dia.
Portanto, quando você consome a spirulina está ingerindo grande quantidade de proteína que precisará ser metabolizada aumentando o gasto energético do corpo. Esse é mesmo mecanismo utilizado na Dieta das Proteínas.
Como usar a spirulina?
Para saber qual o seu consumo diário a recomendação é consultar um especialista. A quantidade indicada pode variar em 500 a 2000 mg, como esse intervalo é muito grande, as variações das porções diárias são muitas. É muito mais comum encontrá-la em forma de cápsula, porém você também pode usar na forma de pó.
Esse formato é excelente para acrescentar na alimentação, principalmente em sucos e vitaminas. A recomendação para cápsula é a de usar uma antes de cada refeição principal do dia. Você pode encontrar a spirulina em diversas lojas de produtos naturais.
Contraindicações e efeitos adversos da spirulina
Pessoas que possuem o ácido úrico elevado (pacientes com gota), gestantes, lactantes e crianças não devem usar a spirulina sem conhecimento médico. Os efeitos colaterais podem ser vários sendo que os mais comuns são: dor de cabeça, dificuldade de concentração, placas vermelhas pelo corpo e excesso de suor através da transpiração. A melhor opção antes de tomar é sempre consultar um profissional e fazer os exames recomendados.
Fonte: Treino Mestre
Postado Por: Rosy
Nenhum comentário:
Postar um comentário