segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Manteiga ou Margarina?



Recentemente, a comercialização de margarinas com baixo conteúdo de ácido graxo trans tem confundido a questão relativa ao uso de margarina ou manteiga, ou nenhuma das duas.
Os ácidos graxos trans são um tipo de gordura encontrado na margarina e em muitos alimentos dos fast foods e processados. Anteriormente, os ácidos graxos trans eram considerados uma opção melhor do que a gordura saturada contida na manteiga. Contudo, alguns estudos descobriram que ácidos graxos trans podem ser tão prejudiciais á saúde como a gordura saturada e talvez piores. 
Então, será que isso significa que devemos voltar a consumir manteiga? A maioria dos especialistas em saúde diz que não. Contudo, eles nos aconselham a limitar a gordura trans da dieta.

Entretanto, quando desejamos usar manteiga ou margarina, qual é a melhor? 
A maior parte dos especialistas diz que a melhor é a margarina, particularmente na forma de tubo ou bisnagas, que são mais líquidas, Elas geralmente contêm menos gordura trans do que as margarinas duras. Além disso, alguns fabricantes desenvolveram margarinas que não contêm gordura trans. 
O segredo afinal, é consumir sem excesso, com moderação.



SEJA SENSATO COM AS GORDURAS


  • Coma menos alimentos como por exemplo: bolos e pães processados e alimentos fritos, especialmente lanchas dos fast foods.
  • Asse, ferva, prepare no microondas, faça no vapor ou cozinhe seus alimentos em vez de fritá-los.
  • Compre óleos predominantemente monoinsaturados como por exemplo (azeite de oliva ou de canola).
  • Consuma apenas óleos frescos.

Fonte: Livro Dieta Metabólica. Editora: Phorte. Autor: Dr, Mauro Di Pasquale
Postado por Vanessa Policastri

Nenhum comentário:

Postar um comentário