quarta-feira, 4 de novembro de 2015

O tomate nosso de cada dia

O tomate é consumido no mundo todo. Entre sucos, tortas, cremes, molhos e sopas, esse fruto agrada ao paladar de diversas maneiras. Mas, além do sabor marcante e gostoso, o tomate tem uma composição nutritiva pra lá de especial, quando o assunto é saúde.

É rico em vitaminas A e C. A vitamina A tem ação antioxidante, responsável pelo combate aos radicais livres, que aceleram o envelhecimento. Já a vitamina C promove hidroxilação do colágeno – proteína fibrilar que proporciona resistência aos ossos, dentes, tendões e vasos sanguíneos, além de também ser um ótimo antioxidante.

Estão presentes também:
·         Sódio e o magnésio: que ajudam em algumas funções do organismo, como na contração muscular.
·         Cálcio: que participa da formação e manutenção dos ossos e na coagulação sanguínea.
·         Folato (também conhecido como vitamina B9): para as funções metabólicas.
·         Potássio: que faz o balanço e a distribuição da água no organismo.

Para completar os nutrientes do tomate, há ainda o licopeno, uma substância que dá cor ao fruto, mas que também oferece benefícios ao sistema imunológico. Ele é eficiente na prevenção de algumas doenças e no fortalecimento do sistema imunológico, protegendo assim o envelhecimento das células.

O licopeno traz benefícios para pacientes com problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer, como os de esôfago, de fígado, de próstata, de cólon e de reto. Cientistas da Universidade Nacional Chung Hsing, em Taiwan, concluíram em 2008 os testes em animais que comprovam boa ação do tomate no organismo. Os pesquisadores provocaram, de propósito, câncer de fígado, igual ao que acomete os seres humanos. O nutriente barrou a metástase, impedindo assim que as células cancerosas se espalhassem pelo corpo. Isso ocorre porque, quando absorvido pelo organismo, o licopeno impede e repara os danos que os radicais livres causam às células.

Antes de comprar o tomate é importante verificar a qualidade: cor e o odor. Deve estar firme, sem partes moles e escuras. Preferir pegar sempre os mais vermelhos, pois estão mais maduros e com maior concentração dos nutrientes.

Apesar de ser utilizado em diversos pratos e estar presente nas feiras o ano inteiro, a melhor época para comprar é entre os meses de janeiro e maio.


Na hora do consumo, ao contrário do que muitos acreditam, o cozimento de alimentos ricos em licopeno resulta em perda mínima dessa substância. A quantidade de licopeno em produtos processados (molhos, polpas, purês, extratos, massas, sucos e ketchup) é geralmente maior que a encontrada em alimentos crus.

Fonte: http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/tomate-faz-bem.aspx
Por: Laís R.R. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário