quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Frutas Vermelhas X Benefícios à saúde


As frutas de coloração vermelho-intensa possuem diversos grupos de fitoquímicos (antioxidantes) que podem trazer benefícios à saúde, por exemplo, ajudar na manutenção do organismo por conter alta concentração de vitamina C, se consumidos como parte da dieta usual. Estudos evidenciam que o consumo destas frutas está correlacionado com a prevenção de algumas doenças crônicas não transmissíveis pela presença de diversos compostos bioativos como antocianinas (flavonoide) e ácido elágico (estilbeno), dentre outros. As antocianinas podem ser usadas como corantes alimentares naturais e, ainda, apresentam potencial na promoção da saúde humana. Numerosos estudos têm mostrado os efeitos terapêuticos positivos das antocianinas, tais como antioxidante, anti-inflamatórios, protetor de DNA e protetor de doenças cardiovasculares. O que muitos não sabem é que esses antioxidantes combatem os efeitos degenerativos dos radicais livres e retardam ainda o crescimento de células cancerígenas. Quanto mais escura for à coloração do alimento mais concentração de fitonutrientes ele tem!

 Melancia: a vitamina A encontrada ajuda na saúde dos olhos e a vitamina B6 ajuda na produção de anticorpos, importante na defesa do corpo. Os antioxidantes encontrados na fruta ajudam na desintoxicação do organismo. O licopeno previne e ajuda a combater vários tipos de câncer. Já a frutose, carboidrato responsável pelo sabor adocicado, dá um gás em nossa energia ajudando no funcionamento dos nervos, do cérebro, da medula óssea e dos glóbulos vermelhos.



Acerola: contém 100 vezes mais vitamina C do que limão e laranja. Além disso, é fonte de ferro, potássio, fósforo, magnésio, cálcio, vitaminas do complexo B e vitamina A. É considerado um ótimo antioxidante.


Mirtilo: da cor da jabuticaba, o mirtilo ou blueberry, também é do time das campeãs para a saúde. A fruta contém grandes quantidades de vitaminas A e B, contém substâncias que combatem os radicais livres, produzem ação anti-inflamatória, melhoram a circulação, reduzem o colesterol ruim e favorecem a saúde dos olhos.



Morango: além de ser uma fruta pouco calórica, é rico nas vitaminas C, A, E, B5 e B6 e em minerais como fósforo, magnésio e potássio, um trio fundamental para o sistema nervoso e que ainda ajuda a manter por muito tempo a saúde muscular. Além disso, o morango é uma das frutas com a menor quantidade de carboidratos e possui bioflavonoides com ação anticancerígena como a antocianina (compostos que dão cor aos frutos envolvidos) e o ácido elágico, que evita danos celulares diminuindo a ameaça de tumores principalmente no aparelho digestivo. Esse é um dos motivos para o morango ser cada vez mais associado à longevidade.



Framboesa: ótima para repor as energias por serem rica em carboidratos e fibras. Além disso, é rica em antocianinas, substâncias com ação antioxidante e anti-inflamatória que melhoram a circulação e previnem danos nas artérias, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares.



Amora: rica em cálcio, vitamina C, fibras, ferro e antioxidantes, a amora é uma fruta de baixa caloria: cerca de 50 calorias em 100 gramas. As antocianinas encontradas na amora ajudam a reverter os danos celulares causados pelos radicais livres. A fruta ainda auxilia no combate a inflamações. A mais comum é a amora de cor avermelhada que fica preta quando madura.


Cereja: contém muitas fibras que auxiliam no funcionamento do intestino e ajudam a aumentar a saciedade. Por ser rica em ácido salicílico, a cereja é indicada no tratamento de doenças como reumatismo, gota, artrite e na redução do ácido úrico. É a fruta ideal para quem tem insônia porque contém melatonina, um hormônio que regula os ciclos de sono do corpo. Além disso, possui antocianinas, antioxidante que é bom para o cérebro e que ajuda a manter a boa memória.


Salada de frutas vermelhas   

Ingredientes:
5 morangos 
½ xícara de framboesas 
½ xícara de mirtilos       
½ xícara de amoras-pretas      
1 colher (sopa) de sementes de girassol      

Preparo:
Limpe e corte os morangos ao meio. Lave todas as outras frutas e escorra bem. Misture tudo com as sementes de girassol e sirva em seguida.



Postado por: Ana Karinne de Lima e Priscila de Araujo Lucio.


Fonte: ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/70403/1/Marcia-Vizzotto-p84-88.pdf
saude.ig.com.br/alimentacao/dossie-frutas-vermelhas/n1597411058114.html
www.tempodemulher.com.br/beleza-e-saude/dietas/os-beneficios-de-7-frutas-vermelhas-para-nossa-saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário