quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Verão: aproveite mantendo uma boa alimentação


O verão já está quase aí, é o momento ideal de mantermos nossa alimentação balanceada, saudável e até refrescante. A ideia é exibir saúde e boa forma.

Hidratação

Com a chegada do verão e o aumento da temperatura, nosso corpo perde mais líquido – por meio do suor – e nossa necessidade de repor água, vitaminas e sais é bem maior. A alta temperatura aumenta a transpiração e exige uma hidratação compatível com perda de líquidos. Tome água à vontade, sempre que puder, evitando tomá-la apenas quando estiver com sede. A sede já é um sinal de que o nosso corpo está desidratado e, possivelmente, com o funcionamento das células e dos órgãos prejudicado. Nunca menos do que 1,5 ou dois litros por dia.

Alguns alimentos precisam aparecer em maiores quantidades e frequência no verão – como frutas, legumes e verduras, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras alimentares. Frutas, assim como verduras, possuem maior quantidade de água, são mais refrescantes e fáceis de ser digeridas. As mais indicadas são: abacaxi, melão, melancia, laranja, pêssego, uva e coco verde, em razão do alto teor de líquidos e da capacidade de repor eletrólitos (principalmente sódio e potássio).
Além de água, também podemos tomar chás e sucos. Vale lembrar que os sucos são ótimas fontes de vitaminas e minerais, porém alguns são altamente calóricos. Então, o ideal é não acrescentar açúcar. Em relação aos chás, prefira os claros (de ervas), que são mais hidratantes.

Saladas


Aumente o consumo de saladas cruas – ótimas fontes de vitaminas e fibras – e evite acrescentar produtos como maionese, queijos cremosos e molhos industrializados, devido ao alto valor calórico e à quantidade de gordura que apresentam. O ideal é que estes molhos sejam substituídos por limão, azeite de oliva extra virgem e ervas, como manjericão, hortelã e alecrim.

Comida de praia

O ideal é levar de casa frutas de fácil manuseio e pouca manipulação, como banana, pêra, pêssego, ameixa e maçã (em utensílios que mantenham uma temperatura adequada). Se preferir comprar algo na praia, escolha o coco verde. Ele ainda é "a melhor pedida". Sucos também são bons, por serem fontes de vitaminas e minerais, além de bem refrescantes e ótimos para hidratação.

Cuidados gerais ao praticar atividades físicas

Por causa do calor, os chamados esportes de verão geralmente são praticados ao ar livre e requerem especial atenção com o sol. Além da obrigatoriedade do uso de um protetor solar, que protege a pele de queimaduras e do risco de câncer, a hidratação constante é fundamental.
Os esportes praticados ao ar livre geralmente fazem uso de instrumentos e equipamentos de proteção. Dependendo da modalidade, certifique-se de portar todo o material que necessita para uma prática adequada.
Para qualquer atividade física, principalmente para pessoas que não praticam esportes regularmente, o alongamento é muito importante para adaptar a musculatura aos mesmos  movimentos da prática que será realizada em seguida. Sem ele, ao fazer um movimento brusco durante a partida, um músculo pode ser lesado e levar dias para voltar ao normal.


Postado por: Ana Karinne de Lima e Priscila de Araujo Lucio

Fonte: www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/aproveite-o-verao-para-melhorar-a-sua-alimentacao.aspx

www.einstein.br/einstein-saude/atividadefisica/Paginas/verao-a-estacao-dos-esportes-ao-ar-livre.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário