terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Conheça as propriedades da Romã


Originária do Oriente Médio e da Ásia Menor, a romã é o fruto da romãzeira. Existem dois tipos de romãs a vermelha e a amarela. Apesar de ambas serem originárias do Vale do São Francisco, a primeira é uma variedade canadense, enquanto que a segunda é nacional. Analisando-se visualmente a fruta, percebe-se que a vermelha possui uma menor quantidade de sementes, casca mais fina e o mesocarpo (parte carnosa entre a casca e as sementes) maior. Já a amarela tem maior quantidade de sementes, apresenta casca mais grossa e mesocarpo mais fino. O formato dos lóculos (“bolsas”, onde estão armazenadas as sementes) também é diferente. No sabor, parece não haver diferença. Quanto ao aspecto econômico, a variedade de cor vermelha custa cerca de 50 a 60% a mais do que a amarela, sendo destinada a um público de maior poder aquisitivo.
Esta fruta utilizada por várias gerações para tratamento de infecções de garganta, diarreia, disenteria, dentre outras enfermidades, vem sendo bastante estudada e essas pesquisas estão destacando a romã como uma fruta que apresenta diversas substâncias polifenólicas, presentes principalmente no suco e na casca da fruta, que vão ser responsáveis por essas atividades. E ainda mais, através de teste in vivo e in vitro, descobriram que a romã possui atividade sob o Câncer de Próstata, sob doenças relacionadas ao coração como a Hipertensão, Aterosclerose e Aumento de LDL.

Proteção Vascular

- Antioxidante: Indivíduos que fazem uso de dietas hipercalóricas estão propensos a apresentar doenças cardiovasculares e neurovasculares. Porém, o consumo de alimentos e bebidas ricos em polifenóis como, taninos e flavonóides, diminuem os riscos das pessoas terem esses tipos de doenças. Os taninos são substâncias de excelente papel antioxidante e estão presentes em quase todas as partes da romã. Os flavonóides totais da romã apresentam papel antioxidante na eliminação de radicais livres e desempenham efeitos fotoprotetores significativos induzidos por danos causados por irradiação UVB na pele. Os ácidos graxos insaturados também vão desempenhar função antioxidante na romã. Então pode-se dizer que a atividade antioxidante do romã se deve ao sinergismo químico de diversas classes de polifenóis.

- Regulação de lipídeos: Os taninos presentes no suco, principalmente o ácido elágico, tem demostrado um efeito benéfico sobre a regulação de lipídeos que pode ser atribuída a sua propriedade antioxidante. Foi demostrado que o efeito antioxidante contribuiu para diminuição dos níveis plasmáticos de triglicerídeos, colesterol, LDL, VLDL e HDL, portanto o suco pode ser um adjuvante no tratamento de Dislipidemias metabólicas e obesidade.

- Ação anti-hipertensiva: A ação anti-hipertensiva da romã é muito evidente e atua sob diversos mecanismos. A sua ação na proteção vascular está relacionada com a inibição do estresse oxidativo (excesso de radicais livres). Estudos mostraram que o consumo em pacientes cardíacos uma vasodilatação arterial, reduzindo a pressão sanguínea.

Gastroproteção

- Diarreia: O chá da casca da romã é bastante utilizado em casos de diarreia. Esse efeito antidiarreico se deve aos taninos presentes na casca da romã. O extrato pode aumentar a reabsorção de água e cloreto de sódio (sal) por diminuição da motilidade intestinal e inibir a liberação de agentes inflamatórios no intestino.

- Proteção da mucosa gástrica: O efeito antioxidante característicos dos polifenóis, principalmente dos taninos, presentes no suco e principalmente na casca da romã, está relacionado com a proteção da mucosa gástrica porque esses taninos são capazes de se ligar com proteínas presentes na mucosa, acelerando o processo de cicatrização, ulceração e trauma gástrico. Entretanto, esse efeito protetor também pode estar relacionado com a atividade antimicrobiana do suco e da casca.

- Disenteria: Como os principais sintomas da disenteria são diarreia, ulcerações da mucosa gástrica e infecção causada por microrganismos patogênicos, é possível dizer que o chá da casca da romã pode ser utilizado para o tratamento de disenteria, devido a fatores já mencionados.

Antimicrobianos patogênicos (infecções de garganta)


Os extratos de romã, principalmente da casca apresentam significativa inibição contra as bactérias patogênicas comuns. Os componentes antibacterianos ativos da romã são os taninos, como elagitaninos e flavonoides. Sendo assim o chá da casca da romã, para fazer gargarejo, é ótimo para tratamento de infecções de garganta.

Anticâncer

A carcinogênese é originada por uma cascata muito complexa e pode ser afetada por vários fatores. Pesquisas demostraram que a romã pode interferir na ocorrência e desenvolvimento de tumores em diversas etapas: no processo inflamatório, angiogênese, apoptose e proliferação e invasão celular. Devido a estas atividades a romã já está sendo utilizada em testes in vivo para tratamento de câncer de próstata e mama.

Tanto o chá da casca como o suco da romã, possui diversas substâncias que vão conferir as atividades biológicas dessa fruta, portanto a forma a ser utilizada vai depender da enfermidade que a pessoa tiver. Em relação à toxicidade, através de testes realizados, pode se afirma que a romã é segura se utilizada na dosagem normal.




Postado por: Ana Karinne de Lima e Priscila de Araujo Lucio.



Fonte: bromatopesquisas-ufrj.blogspot.com.br/2011/12/roma-aceita-um-copo-de-suco-ou-um-cha.html#more


Nenhum comentário:

Postar um comentário