quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Os benefícios da Chia



A Chia é uma planta originária do México e Colômbia, cultivada a milhares de anos e utilizada na alimentação de indígenas. Na língua maia, Chia significa força, sendo considerada um “superalimento” por ser capaz de suprir as necessidades nutricionais diárias de um indivíduo adulto. Suas sementes são ovais e pequenas, de cor preta, marrom ou cinza, sendo essencialmente insípidas (sem sabor), de modo que podem ser adicionadas a qualquer outro alimento sem alterar o seu sabor. Nos últimos anos, o cultivo desse vegetal tem sido resgatado devido às propriedades nutricionais que possui e sua ingestão já vem sendo associada ao tratamento de diversas doenças como obesidade, diabetes, dislipidemias, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. As propriedades terapêuticas da Chia são, em grande parte, atribuídas ao excelente teor de ômega-3 que possui. O grão contém ainda compostos antioxidantes (ácido caféico), fibras dietéticas e proteínas de alta digestibilidade, além de ser rica em ferro, fósforo, potássio e magnésio. Porém, a qualidade nutricional do grão depende do solo onde este é plantado e de sua interação com o meio ambiente.

Como usar

A Chia pode ser encontrada para compra em forma de sementes, farinha ou óleo. Contudo, é necessário estar atento quando se trata da farinha de Chia, pois algumas empresas ao produzi-la fazem a extração parcial do óleo, e assim retiram grande parte dos ômegas presentes, deixando o produto nutricionalmente mais pobre. Na embalagem do produto deve estar descrito se a farinha é parcialmente desengordurada ou se é integral, podendo também ser observada a quantidade de gorduras através da tabela nutricional.
O grão pode ser consumido puro ou misturado a frutas, sendo o consumo ideal de uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes das refeições. O óleo pode ser utilizado como tempero em saladas, contudo, ele não conta com os benefícios das fibras, encontradas exclusivamente na farinha e nos grãos. A farinha pode ser adicionada no preparo de iogurtes, vitaminas e saladas, sempre utilizando a porção de uma colher (sopa). Além das formas de consumo citadas, a Chia pode ser utilizada na produção de pães, bolos, hambúrgueres, etc. O importante é não ultrapassar 2 colheres (sopa) por dia.

Benefícios

- Ômega-3: a Chia possui entre 32 e 39% de óleos em sua composição, sendo cerca de 60% correspondente ao ácido alfa-linolênico (ômega-3), cujos benefícios, como auxiliar no controle da pressão sanguínea e na redução de triglicérides e colesterol, possuindo ainda atividade antitrombótica e anti-inflamatória que protege o organismo contra doenças cardiovasculares, já são comprovados. Além disso, traz benefícios no humor e aprendizado, aumentando a capacidade de concentração e proporcionando o equilíbrio emocional.
- Proteínas e Fibras: é uma grande fonte de proteína, contendo cerca de 20% em sua composição. As proteínas desse grão são de boa digestibilidade e de alto valor biológico, pois possuem aminoácidos essenciais. A semente de chia possui em 100g, 36% de fibras insolúveis e 5% de fibras solúveis, totalizando 40% de fibras dietéticas que possuem diversos efeitos benéficos para a saúde, auxiliando no controle da glicemia e aumentando saciedade. O potencial “emagrecedor” do grão é atribuído a essa grande quantidade de fibras. Ao entrar em contato com a água ou outros líquidos, a Chia aumenta até 12 vezes de tamanho, ocupando um grande volume no estômago. Com isso, os hormônios que avisam ao cérebro que o corpo já foi alimentado começam a entrar em ação, ativando mais rapidamente a saciedade, permitindo um melhor controle da fome. Segundo nutricionistas, para obter tal efeito deve-se consumir uma colher de sopa de chia, 30 minutos antes das refeições. O consumo diário de fibras recomendado é de 20 a 35g. 
- Minerais: é uma excelente fonte de cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Cerca de 100g de Chia pode conter de 13 a 35 vezes mais cálcio, de 2 a 12 vezes mais fósforo, e até 9 vezes mais potássio do que o trigo, arroz, cevada, aveia e milho. O cálcio previne a osteoporose ou suaviza os seus efeitos. O fósforo melhora a atividade do cérebro, enquanto o potássio melhora a atividade muscular e ajuda a manter a pressão arterial estável. Além disso, o magnésio favorece o correto funcionamento do metabolismo celular, ajudando a manter o peso ou até mesmo emagrecer em alguns casos.

A Chia não deve ser tratada como uma “semente milagrosa”, mas como uma ferramenta útil que deve estar associada a uma alimentação balanceada e a atividade física regular.




Postado por: Ana Karinne de Lima e Priscila Lucio.




Fonte: bromatopesquisas-ufrj.blogspot.com.br/2012/04/chia-emagrecimento-rapido-e-saudavel_19.html#more

Nenhum comentário:

Postar um comentário