quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Idosos e o exercício físico

Embora a atividade física não possa parar o processo do envelhecimento biológico, existem evidências de que o exercício regular pode aumentar a expectativa de vida e limitar o desenvolvimento ou progressão de doenças crônicas.
Os idosos necessitam, além da atividade programada para a população adulta, exercícios de fortalecimento muscular se não houver contraindicações clínicas por motivo de doenças cardiovasculares.
Andar costuma ser a atividade mais recomendada. Exercícios na água e bicicleta estacionária podem ser adequados para aqueles idosos com limitação à marcha.
Medidas para prevenir ou diminuir o risco de quedas e a autonomia para as atividades do dia-a-dia devem ser atentadas para esta faixa etária.
Doenças cardiovasculares
Exercícios resistidos são contraindicados em pacientes com arritmias cardíacas não controladas, cardiomiopatia hipertrófica instável, insuficiência cardíaca descompensada, hipertensão pulmonar grave, estenose de aorta grave e sintomática, miocardite, endocardite ou pericardite agudas, dissecção de aorta e síndrome de Marfan .
Pacientes com diagnóstico de diabetes, pressão arterial não controlada, uso de marca-passo ou desfibrilador e limitações musculoesqueléticas são classificados como de alto risco e devem consultar um médico antes do início do exercício resistido .
Alimentação
Nesta fase muitos são muitos os conceitos errôneos sobre alimentação.É indispensável o acompanhamento de um nutricionista, para o aporte adequado de nutrientes, prevenindo as carências nutricionais, além disso, auxiliar no tratamento de patologias e prevenir outras.


Tenha e incentive vida saudável!



Bibliografia
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/oms-estima-que-60-adultos-nao-fazem-minimo-necessario-atividade-fisica.aspx

Por Wesla Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário