sexta-feira, 11 de março de 2016

Cafeína: Prós e contras


A cafeína é uma das substâncias mais utilizada em produtos emagrecedores, é eficaz na aceleração do metabolismo e consequentemente na quebra de gordura. Essa quebra de gordura é vem do tecido adiposo esse resultado é dado ao organismo para o aumento de energia. As gorduras são catabolizadas em ácidos graxos e gliceróis, dando origem ao ATP e consequentemente, energia. A cafeína é capaz de atuar no emagrecimento e também no aumento da energia.
A cafeína não deve ser utilizada por praticantes de academia, sendo recomenda apenas para atletas de alto padrão, aqueles que dedicam grande parte da sua rotina aos treinos.
Devemos ficar atentos quanto ao uso dela, pois o mau uso pode causar sérios efeitos colaterais à saúde ou até mesmo prejuízo nas atividades esportivas. Bastante similar à anfetamina e cocaína, a cafeína vicia e por isso é indicado o acompanhamento de um profissional da área da nutrição.
A ANVISA padroniza uma dose segura de cafeína de 210mg até 420mg. Além de tornar obrigatória a indicação da cafeína nos rótulos dos produtos e quantidade que contém.
Benefícios
·         Melhorar o desempenho em exercícios aeróbicos e anaeróbio;
·         Combate à fadiga;
·         Aumento da concentração;
·         Vasodilatador;
·         Diurético
Malefícios
·         Irritabilidade;
·         Tremores;
·         Dores de cabeça;
·         Úlceras;
·         Depressão (em casos mais graves)





Por Mariane Benardo e Wesla Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário