quinta-feira, 10 de março de 2016

Fibras contra o câncer de intestino


Hoje as fibras são muito faladas, benefícios e benefícios, mas o que podemos falar delas quando o assunto é a saúde do intestino ?

O que é fibra alimentar ?
As fibras são elementos (carboidratos) que fazem parte dos vegetais. Elas não são absorvidas nem digeridas pelo organismo, sendo que passam intactas pelo sistema digestório. 
  Existem dois tipos de fibras: solúvel e insolúvel, a primeira diminui o tempo de esvaziamento e a segunda acelera.Exemplos :solúveis - aveia,cevada, legumes e insolúveis - cereais integrais,cascas de frutas.

Intestino grosso

  A principal função do intestino grosso é extrair água e sais minerais dos alimentos previamente digeridos, após passarem pelo estômago e pelo intestino delgado. O conteúdo fecal torna-se mais pastoso e sólido à medida que é conduzido ao longo do cólon, sendo finalmente armazenado no reto, antes da evacuação.

  O trânsito intestinal regular é muito importante, pois é o que diz respeito ao tempo que as fezes ficam em contato com o intestino grosso e reto, que não deve permanecer muito tempo, pois podem liberar substâncias que podem desenvolver o câncer.
   Além disso, possuem antioxidantes, vitaminas, aumentam o tempo de esvaziamento gástrico, diminuindo a sensação de fome, evitam altos picos glicêmicos, auxiliam também no controle do colesterol.

   Em se tratando da prevenção primária do câncer colorretal é recomendada uma dieta saudável, rica em vegetais, frutas e fibras. Deve-se evitar o excesso de alimentos com alto teor de gordura animal, particularmente carnes vermelhas. Além disso, evite o excesso de peso e a prática regular de exercícios físicos é considerado fator protetor contra a doença. Deve-se evitar também o consumo de álcool e tabaco.

Dicas importantes:
Mantenha adequado o consumo de água, para que as fibras façam o efeito desejado.
Não deixe a vontade de ir ao banheiro escapar, pois o reflexo da evacuação pode voltar depois que as fezes já estiverem ressecadas e muito tempo no intestino.


Cuide - se, coma bem e viva melhor!
 
Por Wesla Sousa


Referências bibliográficas:
Oncomedbh.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário