terça-feira, 22 de março de 2016

Hidratação X Treino


Todos nós devemos nos hidratar, quem treina precisa muito mais. Conhecer alguns sinais de desidratação e saber quanto hidratar-se durante uma atividade é essencial para o bom rendimento e melhor aproveitamento do treino!
O corpo é composto por 60% de água! Claro que água é fundamental para nossa sobrevivência e para um bom rendimento. Em dias quentes como os de verão ou secos como no inverno, a perda de água e nutrientes é maior.
Durante o treino, o corpo humano utiliza glicogênio como fonte de energia, esse estoque vai se esgotando ao longo da atividade física.
Logo após o treino a atleta restabelece os músculos, gerando uma nova carga de glicogênio. Quando treinamos perdemos muito líquido, porém ao contrario do glicogênio, o corpo não o repõe sozinho.
Quando nos desidratamos o nosso corpo acaba perdendo força, em conseqüência diminui o nosso rendimento.  É indicado que se consuma de 400 a 600ml de água 2 ou 3 horas antes do aeróbico ou da musculação. Assim você vai prevenir um estresse térmico, diminuindo a elevação da temperatura.
Durante a prática de uma atividade física é muito importante nos hidratarmos. Caso o seu treino dure menos de uma hora, o indicado é consumir de 150 a 200ml de água a cada 15 ou 20 minutos.
Caso o seu treino dure mais de uma hora, além de água, pode ser necessária a ingestão de isotônicos, pois o seu corpo acaba perdendo também sódio e potássio durante o suor.
É importante que continue havendo uma hidratação após o treino, pois o desgaste corporal e a perca de liquido é muito grande durante o treino.

Sinais da desidratação
  •  Fadiga precoce: Poucos minutos de exercício e seu corpo já se sente cansado;
  • Cãibras: A desidratação é uma dos fatores que causa cãibra;
  • Pulsação alta: O organismo desidratado tem o volume de sangue circulante menor. Por isso o coração bate mais para suprir as necessidades de músculos e órgãos.
  • Tontura;
  • Perda de coordenação;
  • Dor de cabeça



Por Mariane Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário