sexta-feira, 8 de abril de 2016

Caqui





                                        




Cultivada em praticamente todo o país, a fruta é excelente fonte de vitaminas E e C - que auxiliam na defesa e manutenção do organismo - e sais minerais como ferro, fósforo e cálcio.​
É rica também em outro componente fundamental para manter a saúde: o betacaroteno, que atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres.
Boa escolha
Delicado e com casca muito fina, o caqui precisa ser bem embalado para a venda. Na hora da compra, deve estar livre de rachaduras, firme e com a coloração uniforme. A recomendação é consumi-lo in natura, ou seja, cru.
Mas muitas pessoas gostam de saboreá-lo na forma de suco. Este, porém, tem de ser bebido logo após o preparo. Do contrário, o sabor é alterado e perde-se parte das vitaminas.
É importante lavá-lo com delicadeza, um a um, esfregando com as mãos. Em seguida, deixá-lo imerso em solução clorada (hipoclorito de sódio, à venda em supermercados) por aproximadamente 20 minutos. "Vale lembrar que não é recomendável lavá-lo se o consumo não for imediato, pois pode azedar".​
Conheça os tipos mais consumidos pelos brasileiros
  • Caqui Rama Forte - Coloração vermelha, polpa de consistência mole e gelatinosa;
  • Caqui Taubaté - Coloração vermelha, polpa de consistência mole;
  • Caqui Giombo (tipo chocolate) - Alaranjado, de consistência firme e crocante;
  • Caqui Fuyu - Alaranjado e de consistência firme. ​
Por Luciana Correia e Raquel Souza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário