terça-feira, 24 de maio de 2016

Dieta do DNA


Em meio a tantas dietas da moda, surge a dieta do DNA, mas afinal o que é a dieta do DNA?

Em 2003, com o fim do projeto genoma humano, foi possível obter informações mais precisas sobre o DNA. A partir dessas informações as áreas da saúde se beneficiaram para promover melhorias.
Na área da nutrição foi dada origem a Genômica nutricional.
A genômica nutricional estuda a interação gene/nutriente e compostos bioativos (como por exemplo, o resveratrol, presente nas uvas). Existem duas subáreas da genômica nutricional: A nutrigenética que estuda, o que o corpo faz com o nutriente. Já a nutrigenômica estuda o que o nutriente faz com o corpo. Essas interações são importantes para avaliar as doenças que cada individuo está predisposto a ter, e como reduzir o risco através da alimentação, sendo a dieta do DNA a obtenção do teste genético, e a utilização deste teste como uma ferramenta a mais para gerar uma dieta personalizada.

Exame

O exame deve ser solicitado por médico ou nutricionista, e é feito de forma simples e indolor, geralmente realizado através de colheita do material genético da boca, obtido com uma escovinha.

Benefícios oferecidos com o teste genético

A utilização apenas do teste genético para gerar uma dieta não é considerada suficiente, segundo estudos é interessante sempre o profissional avaliador utilizar os métodos já existentes (exames de sangue, avaliação física, e etc), e adicionar o teste como uma ferramenta a mais a ser utilizada.

Apesar de todas essas ferramentas que favorecem a saúde, é importante salientar que o individuo devem considerar seus hábitos diários e ambiente onde vive, pois estes também podem aumentar ou reduzir o risco de doenças.

Por Esther Rocha
      Felipe Wesley

Nenhum comentário:

Postar um comentário