quarta-feira, 18 de maio de 2016

Cortisol



O cortisol é um hormônio corticosteroide produzido pela parte superior da glândula supra-renal. Este hormônio está diretamente envolvido na resposta ao estresse.
O cortisol ativa respostas do corpo mediante situações de emergência, aumentando a pressão arterial e o açúcar no sangue, propiciando, portanto, energia muscular para a fuga. Por este motivo, o cortisol é chamado de hormônio do estresse.
Em proporções normais, este hormônio é fundamental para o bom funcionamento do corpo, melhorando a capacidade integrativa do organismo com o meio, bem como buscando restaurar o equilíbrio interno do organismo após um evento de estresse.
As concentrações de cortisol aumentam durante o exercício, assim sendo aumenta o metabolismo protéico, com a liberação de aminoácidos para serem utilizados pelo fígado no processo da gliconeogênese(síntese de glicose). Assim sendo, o cortisol tem atividade predominantemente catabólica, induzindo proteólise e lipólise, com aumento da gliconeogênese hepática e elevação da glicemia. Entretanto, níveis elevados de cortisol, bem como sua diminuição podem causar efeitos deletérios para o organismo.

Cortisol em excesso:
No caso de estresse prolongado, o organismo terá seus processos fisiológicos desregularizados, podendo causar aumento do risco de: obesidade, hipertensão, diabetes, pressão alta, elevados índices de triglicerídeos, imunossupressão (sistema imunológico baixo), alteração dos padrões de sono, dores musculares, fibromialgia, depressão, entre outros.
O estresse físico é aquele que agride de alguma forma a estrutura fisiológica do corpo humano. Por exemplo: exercícios físicos desregularizados ou supressão alimentar prolongada. No caso do estresse mental, o desequilíbrio ocorre através da elevação da atividade cerebral e no aumento de neurotransmissores que aumentam o estado de vigília do corpo, propiciando o estado de alerta. Vale a pena salientar que o estresse físico e mental estão intrinsecamente relacionados.

Para a regularização de cortisol evitar:
Privação de sono, exercício físico intenso, fome prolongada (dietas feitas por conta própria, sem acompanhamento profissional), dieta com grande restrição calórica (ocasiona diminuição da massa muscular corporal) e excesso de cafeína.

Fatores que favorecem a regularização do cortisol:
Consumir proteína magra, praticar exercícios físicos (sempre com acompanhamento profissional), ter uma boa noite de sono, fazer caminhadas ao ar livre, meditação, musicoterapia, técnicas de respiração, massoterapia e yoga são bastante recomendáveis. Importante ter uma alimentação rica em omega 3 (encontradas nos peixes como o salmão e o atum), incluir também magnésio, vitamina C, fosfatidilserina na dieta e fazer psicoterapia.

Fonte: site http://obviousmag.org; Artigo:BUENO, J.R.; GOUVÊA, C. M. C. P. Cortisol e exercício efeitos, secreção e metabolismo. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo,  2011.





Nenhum comentário:

Postar um comentário