sexta-feira, 17 de junho de 2016

Benefícios do Gengibre

O gengibre é um vegetal nativo da Ásia, é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina, assumindo vários benefícios terapêuticos tendo ações bactericidas, desintoxicante e ainda ajudando no sistema digestivo, respiratório e circulatório. Também é reconhecido como um alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo assim favorecendo a queima de gordura corporal.

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol onde essa tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias protegendo o organismo de bactérias e fungos. A raiz do gengibre é composta por vitamina B6, como os minerais, potássio, magnésio e cobre.
Os benefícios do gengibre:
O gengibre acaba sendo referencia quando se fala de problemas estomacais, combatendo enjoos, gases, indigestão, náuseas, auxiliando também na digestão de alimentos gordurosos.
A raiz também é utilizada para combater mau hálito, cólica menstruais e ressaca, pois ela ter o poder de anti-inflamatório, alivia também a dores decorrentes da artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório como a tosse e a bronquite. 
Por que o gengibre acaba ajudando a emagrecer?
Todas as atividades que realizamos com o corpo consome energia, incluindo o sistema digestivo. Esse alimento acaba aumentando o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Quanto mais difícil for a digestão do alimento maior será seu poder termogênico. As substâncias contidas no gengibre acabam aumentando a temperatura corporal, com isso acelera o metabolismo e a queima de gordura. 
Como consumir?
Pode ser consumido cru, conserva, óleos e chás. 
Nos chás com infusão de pedaços frescos podendo ser utilizado para gripes, tosses e resfriados, também hidratando o corpo e ajudando a eliminar as toxinas. 
Nos sucos tem ação anti- inflamatória favorecendo a eliminação de toxinas no organismo, gerando mais disposição para o corpo.
Em pedaços ajuda a aliviar a rouquidão e irritações na garganta.
Contraindicações para o seu consumo:
Gestantes não podem fazer o uso deste alimento, podendo afetar alguns hormônios do feto e até levar a aborto, também não é indicado pra mães que estão amamentando.
Não se recomenda o uso do gengibre para quem tem hipertiroidismo, pois seu metabolismo já está muito elevado, podendo perder massa muscular. Além das pessoas cardiopatas, com enxaqueca,com ulceras e pessoas alérgicas não devem abusar deste alimento, elevando a pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia. 
O risco de seu consumo:
O gengibre pode favorecer as hemorragias por isso deve ser evitado por pessoas com distúrbios hemorrágicos, tendo a piora também nos quadros de doenças cardíacas, diminui os níveis de glicose no sangue para pessoas que sofrem de diabetes.

Por Diana Vasconcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário